Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

OAB-SP repudia piadas de humorista Dihh Lopes sobre ataque em Suzano

De acordo com nota da Ordem dos Advogados do Brasil, "é necessário que se entenda que a liberdade de expressão não é direito à ofensa"

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Dihh Lopes durante apresentação em bar de comédia
Dihh Lopes durante apresentação em bar de comédia Dihh Lopes durante apresentação em bar de comédia

A subseção de Suzano da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) publicou uma nota de repúdio contra o comediante Dihh Lopes, por ter feito tentado fazer piadas sobre o massacre na escola estadual Professor Raul Brasil, em março deste ano.

O ataque na escola de Suzano matou cinco alunos, duas funcionárias, além dos dois autores do crime e o tio de um deles. O comediante apresentou as falas sobre a massacre em seu show denominado “Piadas para a Família”, e tinha como tema “escola”.

Leia também: MP-SP denuncia quatro supostos envolvidos em massacre de Suzano

No vídeo que Dihh Lopes publicou no YouTube, que tem seis minutos e 26 segundos e já conta com mais de 300 mil visualizações, ele comenta que “esse quadro com certeza vai fazer eu ser preso”.

Publicidade

escola de Suzano é o último ponto da apresentação que o comediante publicou no YouTube. Com a aparente reação de espanto do público, Dihh Lopes tenta justificar as falas dizendo que a responsabilidade do ataque não é dele. “Só estou fazendo as piadas, a culpa é de Suzano, que é um lugar perigoso”.

“É lamentável que um artista se utilize de um evento violento e dramático, que deixou feridas nas famílias das vítimas e nos membros da sociedade, para fazer piadas e tentar arrancar o riso”, disse a nota da OAB-SP.

Publicidade

Na terça-feira (4), Dihh Lopes compartilhou no story do Instagram uma nota divulgada pelo Hillarius Comedy Bar, onde o vídeo foi gravado. Segundo o comediante, o estabelecimento está "apoiando a comédia e é a favor da liberdade de expressão".

A OAB-SP afirma que "é sabido que os comediantes recorrem a temas de toda a sorte para suas apresentações, contudo, é necessário que se entenda que a liberdade de expressão não é direito à ofensa".

Publicidade

A nota do bar que o humorista se apresentou afirma que incentiva o humor e defende a liberdade de expressão, e diz que não é responsável pelo conteúdo das piadas dos humoristas. "Não fecharemos as portas para aqueles que sempre lutaram para manter um sorriso vivo em nossos rostos", afirma a nota.

"Sabemos que todos eles [humoristas] lutam para manter o bom humor e alegria nas nossas noites, mesmo com todos os desafios que a nossa realidade emprega diariamente em nossas vidas", diz a nota do Hillarius Comedy Bar

Em outra fala, Dihh Lopes afirma que a culpa do massacre foi das vítimas. “Isso nunca ia acontecer comigo, porque eu sempre ouvi os conselhos da minha mãe de não aceitar balas de estranho”.

Além das piadas sobre Suzano, o comediante fala em tom de brincadeira sobre pedofilia, bullyng, portadores de Aids e gêmeos siameses. Dihh Lopes ainda coloca assuntos que não teria ligação com o tema da apresentação, como a tragédia com avião da Chapecoense, o caso Bruno e a doença do físico Stephen Hawking.

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, "é inadmissível a qualquer pessoa se valer de uma tragédia, que traz à tona diversos assuntos importantes, como violência nas escolas, o bullying, a segurança, entre tantos outros, como catálogo para piadas em um show".

O R7 tentou contato a assessoria do humorista, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.