Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ônibus são depredados pela 2ª vez em menos de uma semana em SP

Os circulares voltavam para a garagem após o expediente, por volta de 1h, quando foram apedrejados na avenida Ragueb Chohfi, nesta quarta (26)

São Paulo|Plínio Aguiar, do R7, e Ingrid Navarro, da Agência Record

Ônibus são depredados em SP
Ônibus são depredados em SP

Seis ônibus do transporte público foram depredados na madrugada desta quarta-feira (26), na avenida Ragueb Chohfi, no bairro Iguatemi, na zona leste de São Paulo. O incidente ocorre em menos de uma semana do último ataque, quando nove circulares foram danificados por populares.

Segundo a empresa responsável, ViaSul, os ônibus voltavam para a garagem após o expediente, por volta de 1h, quando foram apedrejados. O caso será registrado no 49° DP (São Mateus) e, até o momento, ninguém foi preso.

O ataque ocorre no mesmo dia em que o prefeito da cidade, Bruno Covas (PSDB), entrega 20 ônibus que irão atender bairros da zona leste. Entre eles, 15 são superarticulados de 23 metros. Segundo a Prefeitura paulistana, os veículos são equipados com ar-condicionado, acessibilidade, tecnologia embarcada como Wi-Fi, tomadas USB e motores padrão Euro V.

Procurada pela reportagem do R7, a SPTrans informou por meio de nota que "repudia os atos de vandalismo e em tais circunstãncias contata a Polícia Militar". A empresa ViaSul também foi questionada, mas não se manifestou ainda.


A SSP (Secretaria de Segurança Pública), por sua vez, informou que a PM determinou intensificação do policiamento nas principais vias da região. "Ficou estabelecido que equipes de patrulhamento ficarão em contato constante com representantes da empresa", disse. Essas ações também têm o apoio de policiais da Rocam e Força Tática.

Informou também que testemunhas são ouvidas, entre elas o representante da empresa. "As investigações prosseguem em busca de elementos que auxiliem na identificação dos autores", finalizou.


Ataques anteriores

Na última quarta-feira (20), outros nove ônibus também foram depredados. Os suspeitos arremessaram objetos contra os veículos, causando a quebra dos vidros, principalmente nas laterais. Segundo a Prefeitura paulistana, os ônibus, os quais pertencem a empresa Via Sul, já foram alvos de 135 ataques somente neste ano.


Na ocasião, foram registrados boletins de ocorrência no 54° DP (Cidade Tiradentes) e também foi solicitado reforço policial ao 22° Batalhão, "no sentido de coibir tais atos e identificar e punir os responsáveis na forma da lei".

Por meio de nota, a pasta disse que ações violentas como estas "afetam a operação normal e colocam em risco a segurança dos profissionais do setor e dos passageiros, causando preocupação às empresas associadas".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.