Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

ONU: entidades apoiam Brasil no Conselho de Direitos Humanos

Grupo de instituições de luta pelos direitos humanos do Brasil e do Mundo preparam carta manifestando apoio ao Brasil no Conselho da ONU

São Paulo|Márcio Neves, do R7

Ministra Damares Alves em entrevista para o Jornal da Record nesta sexta (11)
Ministra Damares Alves em entrevista para o Jornal da Record nesta sexta (11) Ministra Damares Alves em entrevista para o Jornal da Record nesta sexta (11)

869 entidades atuantes na defesa dos direitos humanos no Brasil e no mundo assinaram uma carta de apoio ao Brasil para uma das duas vagas do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas). 

"A voz que o Brasil representa não responde apenas ao sentimento dos cidadãos brasileiros, mas de muitas pessoas cujos direitos foram deixados para trás por se concentrar única e exclusivamente em direitos das minorias", diz a carta assinada pelas organizações.

A ministra Damares Alves
A ministra Damares Alves A ministra Damares Alves

O apoio vem em resposta a um manifesto de 200 organizações brasileiras que foram contra a reeleição do Brasil para a vaga. 

“Nós merecemos, precisamos e queremos esta vaga na ONU para ampliar a defesa dos direitos humanos”, afirmou Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, do governo Jair Bolsonaro, em entrevista ao R7 e à RecordTV nesta sexta-feira (11).

Publicidade

O manifesto vem em momento importante, em que o Brasil corre risco de perder sua vaga para a Venezuela, país que vem acumulando problemas no que diz respeito aos direitos humanos nos últimos anos.

Além da Venezuela, a Costa Rica também disputa uma das duas cadeiras disponíveis, das 47 que formam o conselho. O Brasil já ocupa uma das vagas desde 2013 e tenta a reeleição.

Publicidade
Ministra foi recebida pelo presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa
Ministra foi recebida pelo presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa Ministra foi recebida pelo presidente da Record TV, Luiz Cláudio Costa

Visita à Record TV

Em visita à RecordTV, a ministra Damares Alves foi recebida por Luiz Cláudio Costa, presidente da emissora, e posteriormente gravou uma entrevista para o Jornal da Record e para o Estúdio News.

Publicidade

Na entrevista, além de abordar essa questão sobre a disputa pela reeleição do Conselho de Direitos Humanos da ONU, ela falou também sobre o programa Salve Mulher, que quer formar cidadãos sobre como proceder e orientar mulheres em situação de vulnerabilidade, sobre o projeto de educação domiciliar, e também sobre a decisão do presidente Jair Bolsonaro em vetar que hospitais possam denunciar suspeitas de violência contra a mulher.

"Entidades nos procuraram [o governo] destacando que a lei pode violar o grau de confiança entre o paciente e o médico", afirmou a ministra, como um dos argumentos usados pelo presidente para vetar a questão.

Ministra Damares Alves em entrevista ao Estúdio News, da Record News
Ministra Damares Alves em entrevista ao Estúdio News, da Record News Ministra Damares Alves em entrevista ao Estúdio News, da Record News

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.