Operação combate fraudes em postos de combustíveis de São Paulo
Reprodução Record TVUma força-tarefa realiza nesta sexta-feira (29) a terceira fase da Operação Combustível Limpo na capital paulista. O objetivo é combater fraudes e irregularidades na venda de combustíveis em postos no estado.
A força-tarefa é constituída por representantes das secretarias da Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Fazenda e Planejamento, Infraestrutura e Meio Ambiente (Cetesb), Saúde, Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) de São Paulo e Procon.
O primeiro posto verificado é o Auto Posto Alto da Serra, localizado na avenida Coronel Sezefredo Fagundes, 2.383, no Jardim Tremembé, zona norte da capital. Os agentes verificaram que havia fraude na volumetria das bombas.
Segundo o secretário da Justiça e Cidadania, Fernando da Costa, as bombas apresentavam um número maior no visor em comparação ao que era colocado no veículo do consumidor.
Ainda de acordo com o secretário, a terceira fase da Operação Combustível Limpo verifica irregularidades administrativas e criminais. São averiguados crimes contra o consumidor, ordem tributária, lavagem de capitais e organização criminosa.
De acordo com o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, diretor do DOPE (Departamento de Operações Policiais Estratégicas), combustíveis que forem constatados com alteração serão retirados dos postos, periciados e apreendidos pela Polícia Civil.
Nas outras fases da operação já foram verificados vários postos irregulares e alguns até sem a licença para o funcionamento. Mais de 60% dos postos averiguados até o momento apresentaram irregularidades.
Ao mesmo tempo, outra parte da força-tarefa verifica um posto na avenida Imirim, também na zona norte.