Operação da PM fecha fábricas clandestinas de balões em SP
Foram apreendidos 57 balões e três homens foram presos em flagrante. Soltar balões é considerado crime contra o meio ambiente
São Paulo|Márcio Neves, do R7 com Agência Record
Uma operação da Polícia Militar Ambiental fechou nesta quarta-feira(20) três fábricas clandestinas de balões nas zona leste e norde de São Paulo e na cidade de Santo André, na Grande São Paulo, durante operação nesta quarta-feira (20). 57 balões foram apreendidos e três homens foram presos em flagrante.
Balões já ofereceram risco para 67 voos no Brasil neste ano
Por ser uma das atividades degradadoras do meio ambiente, pelo risco de incêndio que os balões representam e o potencial risco para aeronaves, o 01º Batalhão de Polícia Militar Ambiental com apoio do GECAP (Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo) realizou a operação, foi dado cumprimento a oito mandados de busca e apreensão.
No primeiro local, na Vila Califórnia, zona leste da Capital, foram apreendidos um maçarico, um botijão de gás, além de materiais para a fabricação de balões. Um homem foi preso.
Na segunda fábrica, no Parque Itaberaba, na zona norte, foi encontrada a maior fábrica, que segundo a PM, contava com dois ambientes. Neste local, foram apreendidas diversas bobinas de papel, camisas de equipes de balão, rolos de papel de seda e barbantes, tubos de cola, gabaritos para a confecção, entre outros diversos materiais. Um suspeito foi detido.
Já na terceira fábrica, localizada em Santo André, na Grande São Paulo, um homem foi preso e foram encontrados 56 balões.
Os responsáveis pelas fábricas foram detidos e multados em R$ 290 mil.