Operação da polícia busca suspeitos de homicídio e feminicídio em SP
No ano passado, Operação Cronos se encerrou com 2.627 prisões e 341 apreensões de adolescentes em todo o Brasil
São Paulo|Ingrid Navarro, da Agência Record
A Polícia Civil de São Paulo realiza, desde às 6h desta terça-feira (28), a Operação Cronos 2, com o objetivo de prender procurados da justiça por crimes de homicídio, pedofilia e violência doméstica.
A operação, que tem o apoio do Ministério da Segurança Pública (MSP), ocorre simultaneamente em todo o país. De acordo com o delegado Sucupira, do 2º DP (Bom Retiro), apenas neste local, serão cumpridos quatros mandados de prisão.
A última Operação Cronos aconteceu em agosto de 2018. A escolha do nome Cronos vem da referência à diminuição do tempo de vida da vítima, reduzido pelo autor do crime. Ao mesmo tempo, com a prisão dos autores de homicídio e feminicídio, espera-se impedir a prática de novos crimes.
Operação em 2018
Leia também
Polícia Civil deflagra operação para prender autores de homicídios e feminicídios
Após queda de avião com Gabriel Diniz, saiba como é a investigação de um acidente aéreo
Anac suspende operações de aeroclube dono de avião que caiu em Sergipe
Homens são presos com drone usado no transporte de celulares para presídios
“Há indícios de táxi-aéreo irregular em aeronave de instrução aérea”, aponta ANAC
No ano passado, em ação integrada do Ministério da Segurança Pública com o Conselho Nacional dos Chefes de Polícia, foi realizada a Operação Cronos. Mais de 7.800 policiais civis de todo o Brasil participaram das ações, que visam a combater os crimes de homicídio e feminicídio, tentados e consumados.
Durante as ações, 2.627 pessoas foram presas e 341 adolescentes foram apreendidos. Entre os presos, foram contabilizados, 42 presos pela prática de feminicídio, 404 por homicídio, 289 presos por crimes relacionados à Lei Maria da Penha, 640 indivíduos foram autuados em flagrante delito pelos delitos posse e/ou porte irregular de arma de fogo, tráfico de drogas entre outros.
Outras 1.252 pessoas foram presas em decorrência de mandados de prisão expedidos por outros crimes. Ao todo, 2.968 pessoas presas e/ou apreendidas na Operação Cronos das Polícias Civis, com apoio do Ministério da Segurança Pública.
Ainda, foram apreendidas 146 armas de fogo e aproximadamente 383 quilos de drogas, como maconha, cocaína e crack.