Trabalhos na Linha 6-Laranja já geram aproximadamente 9.000 empregos
Foto Edu Garcia/R7 - 11.02.2022Nesta quinta-feira (21) o governador Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou para agosto a retomada da operação da tuneladora — ou TBM, popularmente conhecida como tatuzão — pela concessionária Linha Uni nas obras da Linha 6-Laranja do Metrô, na futura estação Santa Marina.
Os trabalhos foram interrompidos após o acidente no poço de ventilação e do rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras, em 1° de fevereiro deste ano.
De acordo com o governador, apesar do incidente, a obra não parou, e a expectativa é que até o fim de 2025 a Linha das Universidades já possa receber cerca de 600 mil passageiros todos os dias.
Os trabalhos na Linha 6-Laranja já geraram aproximadamente 9.000 empregos diretos e indiretos, número 82% maior que o registrado no início do ano, cerca de 5.000.
Atualmente, a Linha 6-Laranja conta com 35 frentes de trabalho ativas ao longo dos 15 quilômetros de extensão e ligará, em 23 minutos, o bairro da Brasilândia ao centro da cidade, por meio de 15 estações.
De acordo com o governo do estado, a construção da futura estação Santa Marina, na Água Branca, é a mais adiantada. No local, onde foram escavados mais de 126 mil metros cúbicos, cerca de 40% das obras já estão concluídas. Para isso, foram utilizados mais de 25 mil metros cúbicos de concreto e 3.886 toneladas de aço.
A estação terá 28 metros de profundidade e contará com três acessos, facilitando o trajeto para pontos de interesse, como a Academia de Futebol Palmeiras, Centro de Treinamento São Paulo FC — Barra Funda e Unip (Universidade Paulista).