São Paulo tem outubro mais chuvoso dos últimos 80 anos
Segundo o Inmet, acumulado de chuvas foi de 356 mm; até então, marca pertencia a outubro de 1969, que registrou 237,9 mm
São Paulo|Do R7

A cidade de São Paulo bateu recorde e teve o outubro mais chuvoso dos últimos 80 anos, quando começou a série histórica na capital paulista.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o acumulado no mês chegou aos 356 mm. A marca anterior era de 1969, quando foram registrados 237,9 mm.
Na tarde desta terça-feira (31), São Paulo teve chuvas intensas que acarretaram alagamentos em muitas partes da cidade, além de tempo nublado e nuvens carregadas.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), essas áreas de chuva são formadas pela propagação de um cavado, região de baixa pressão nos níveis mais altos da atmosfera. Uma frente fria ao largo do oceano gera áreas de instabilidade que já provocam chuva em forma de pancadas que oscilam entre moderada e forte.
O maior volume de chuva em 24 horas foi de 86 mm, totalizado na manhã do dia 9 deste mês. Houve 13 dias com registro de precipitação acima ou igual a 1 mm, três dias a mais que a média climatológica.
Em relação ao acumulado de chuva deste ano, totalizam-se 1.553 mm, o que corresponde a 21% acima da climatologia para os meses do período
Temperatura
Com média de 27,2 °C, as temperaturas máximas fecharam o mês em 0,7 °C acima do esperado, que é de 26,5 °C. A máxima do mês foi de 33,7°C, registrada no dia 24, medida que também ficou abaixo da máxima de setembro, em cerca de 3°C.
Geralmente, as temperaturas de outubro são maiores que as de setembro, o que não aconteceu neste ano. A média das temperaturas mínimas ficou em 18,5 °C, o que é um pouco acima do esperado, segundo o Inmet. A mínima diária neste mês foi de 14,4 °C, no dia 14.














