Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Pacientes denunciam infestação de escorpiões em berçário de hospital na zona leste de SP

Mães encontraram um animal ao lado de um berço no início de agosto; a Secretaria da Saúde informou que vistorias foram feitas

São Paulo|André Carvalho, da Agência Record

Usuários do Hospital Municipal Professor Doutor Waldomiro de Paula, mais conhecido como Hospital Planalto, localizado em Itaquera, na zona leste de São Paulo, denunciam uma infestação de escorpiões nos leitos da maternidade e berçário da unidade de saúde. 

A primeira denúncia foi registrada no dia 6 de agosto, quando mulheres encontraram o aracnídeo. Na ocasião, segundo uma paciente que estava na ala da maternidade, após dar à luz, ela e mais duas mulheres foram colocadas em um quarto e, num determinado momento, notaram que havia um escorpião em uma das camas, ao lado de um bebê.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Ninguém foi picado
Ninguém foi picado

De acordo com ela, os funcionários disseram que a situação era normal e mataram o escorpião usando um livro, mas, na sequência, outro animal da mesma espécie apareceu. A equipe de limpeza realizou apenas a troca dos lençóis e não vistoriaram o espaço. Ninguém foi picado.

O Sindsep (Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo) já havia obtido informações de que a Uvis (Unidade de Vigilância em Saúde) de Itaquera realizou visitas periódicas ao hospital e produziu um relatório que afirma a necessidade de manutenção e obras no local para conter a infestação.


Sem ter acesso ao documento, o sindicato solicitou, por meio de ofício, o acesso ao relatório produzido, uma vez que todo servidor tem direito à informação. Até o presente momento, o material produzido não foi disponibilizado.

A diretora do Sindsep, Luana Bife, pede providências para o combate aos escorpiões e realizou visitas e plenárias com os trabalhadores e trabalhadoras, dos diversos turnos, para debater as condições de trabalho. 


Leia também

Em uma nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que "realizou nova ação contra escorpiões no local citado nesta quinta-feira (24). Também foram feitas vistorias na quarta-feira (23) e no sábado (19). Nenhum acidente com escorpião foi registrado no hospital. Todos os animais capturados são identificados, registrados e posteriormente encaminhados vivos para o Instituto Butantan para produção de soro".

"O trabalho da equipe acontece de forma rotineira, e a área citada é monitorada pela Uvis da região, que realiza atividades de controle para escorpiões, segundo a normatização do Ministério da Saúde, que preconiza a vistoria, captura do aracnídeo e adoção de medidas preventivas para evitar acidentes e diminuir a infestação", afirmou a SMS.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.