Pane em usina de oxigênio causa três mortes em Santo André (SP)
Problema aconteceu em unidade que funciona como hospital de campanha para pacientes com covid-19. Vítimas estavam na UTI
São Paulo|Letícia Dauer, da Agência Record
Três pacientes do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) de Santo André, na região do ABC Paulista, morreram nesta terça-feira (1) após uma pane elétrica na usina de oxigênio. O local funciona como hispital de campanha para pessoas com covid-19.
De acordo com a Fundação do ABC, organização social responsável pela gestão, aconteceu uma pane elétrica na usina de oxigênio da unidade, por volta das 5h30.
A AME conta com a oferta de dois sistemas de backup, para que nenhum paciente possa ter seu tratamento prejudicado por falta de oxigenação. Entretanto, segundo a Fundação ABC, houve alguma falha nos backups, que ainda será investigada.
No total, nove pacientes estavam internados na AME, sendo quatro na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e cinco na enfermaria.
Leia também
Após a interrupção no fornecimento de oxigênio, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado, porém não houve tempo hábil para o atendimento.
Os três pacientes que morreram estavam internados na UTI em estado grave. As vítimas são um homem e uma mulher de 41 anos, e outra mulher, de 82 anos.
Por nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que determinou a abertura de sindicância em relação aos óbitos, além do afastamento temporário de todos os eventuais responsáveis até que os fatos sejam apurados.