Parte da cidade de SP está em atenção por causa de temporal
Chove forte nas zonas norte, leste e oeste e no centro da capital. Há potencial para alagamentos devido à intensidade da chuva
São Paulo|Do R7
As zonas norte, leste e oeste e o centro de São Paulo estão em estado de atenção para alagamentos desde as 13h42, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura). Chove forte também nas Marginais Pinheiros e Tietê. Até o momento, não há informações de pontos de alagamento na capital.
O estado de atenção foi encerrado para as três regiões por volta das 15h, mas novas chuvas voltaram a atingir a zona norte, que entrou às 16h45 mais uma vez para o alerta do CGE junto com a Marginal Tietê.
As chuvas fortes foram formadas por áreas de instabilidade alimentadas pelo calor e pela alta disponibilidade de umidade na capital paulista.
Leia também
Em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, a precipitação é forte, com potencial para a queda de granizo, segundo o CGE.
A previsão dos meteorologistas da prefeitura de São Paulo é de tempo instável nas próximas horas, com a alternância de chuvas e períodos de melhoria. Há potencial para a formação de alagamentos.
Recomendações
• Evite transitar em ruas alagadas;
• se a chuva causou inundações, não enfrente correntezas;
• fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
• mantenha-se longe da rede elétrica e não se abrigue debaixo de árvores. Busque casas e prédios;
• planeje suas viagens para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
• em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no número 156.
Tendência para os próximos dias
As simulações indicam grande probabilidade de a semana ser marcada por fortes pancadas de chuva, que se concentram entre o meio da tarde e o início da noite.
Na terça-feira (14), a madrugada será de tempo abafado, com temperaturas em torno dos 20°C. No decorrer do dia, o sol aparece entre muitas nuvens e há formação de áreas de instabilidade moderada a forte a partir do meio da tarde. A temperatura máxima atinge os 28°C.
Na quarta-feira (15) as condições atmosféricas não sofrem alterações. A máxima chega aos 26°C. Mais uma vez ocorrem pancadas de chuva de forte intensidade, com potencial para alagamentos e transbordamento de rios e córregos. A chuva vem acompanhada de trovoadas e rajadas de vento, o que pode provocar queda de árvores.