Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Pedestres são 16% das vítimas de assalto em São Paulo

O que os assaltantes mais levaram foram documentos, celulares e dinheiro. Fazer boletim de ocorrência é importante para ajudar a combater o crime

São Paulo|Emerson Ramos, da Record TV

Assaltos a pedestres em São Paulo
Assaltos a pedestres em São Paulo

Um levantamento feito pelo Jornal da Record com base nos dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo aponta que 16% dos assaltos nos últimos meses tiveram pedestres como vítimas. O que os assaltantes mais levaram foram documentos, celulares e dinheiro.

Uma da vítimas foi o operador de monitoramento Vagner Godoy. Ele não esquece o assalto sofrido.

"Pensei: eu vou morrer. Eu tenho problemas físico, minha perna treme muito. Uma sensação de medo, revolta."

Ele estava em frente à casa de uma cliente quando teve o celular roubado. "Eu juntei sete meses para pagar esse aparelho. Numa questão de dois minutos tudo acaba."


Vítima de assalto em Santo André
Vítima de assalto em Santo André

Outra vítima que não quis se identificar foi assaltado no mesmo bairro, em Santo André, no ABC paulista. "Chegando no ponto de ônibus, eu vi dois indivíduos na moto e já pediram celular. Olhou o tênis e celular. Levou os dois e falou: vaza. vaza."

O susto e depois uma sensação de impotência. Por isso, tem vítima que acaba preferindo nem procurar a polícia pra fazer boletim de ocorrência. Mas é importante registrar o crime. As estatísticas são usadas para orientar o patrulhamento nas ruas. Os mapas com as ocorrências registradas direcionam o policiamento ostensivo para os locais onde os crimes são frequentes.


As estatísticas também ajudam no trabalho de investigação do crime organizado.

A PM informou que reforça o policiamento nos bairros e que o planejamento operacional é feito com base nos indicadores criminais relatados nas investigações.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.