PF cumpre em SP mandados contra fraudes no auxílio emergencial
Foram identificadas 183 contas fraudadas. São cumpridos 11 mandados de busca e apreensão para obtenção de provas
São Paulo|Do R7
A PF (Polícia Federal) de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, deflagrou na manhã desta quinta-feira (29) a operação Sorrateiros para cumprir 11 mandados de busca e apreensão, com o objetivo de obter provas referentes à investigação que apura fraudes na obtenção de auxílio emergencial.
Os trabalhos são resultado de uma ação conjunta chamada de Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial. Participam a Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.
A intenção é identificar fraudes massivas, desarticular organizações criminosas, com a prisão dos envolvidos, e recuperar os valores para os cofres públicos.
Leia também
Já são 70 operações policiais visando o combate às fraudes, com o cumprimento de mais de duas centenas de mandados de busca e cerca de 30 presos.
Segundo a polícia, as fraudes começaram com a obtenção clandestina de dados pessoais de 201 potenciais beneficiários, sua inserção no aplicativo CAIXA TEM e recebimento dos valores do benefício. O grupo criminoso também realizou compras com o uso de QR CODE em 11 estabelecimentos comerciais e sites de e-commerce.
Foram identificadas 183 contas de auxílio emergencial fraudadas. Além das máquinas de cartão, foram feitos 18 pagamentos em sites de e-commerce com valores provenientes das contas fraudadas.
Os investigados vão responder por estelionato majorado e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a dez anos de reclusão.