PF e Gaeco fazem operação contra lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no interior de São Paulo
São cumpridos três mandados de busca e apreensão em Ribeirão Preto. Grupo criava empresas de fachada e usava "laranjas"
São Paulo|Do R7
A Polícia Federal realiza nesta terça-feira (22) a operação Arcarius para combater lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e associação criminosa.
A investigação da PF ocorre em conjunto com o Ministério Público de São Paulo, por meio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) de Ribeirão Preto, no interior paulista.
Segundo a polícia, o grupo abria empresas de fachada com sócios “laranjas”, com a finalidade de criar um sistema financeiro empresarial para disfarçar a origem dos recursos ilegais e possibilitar o uso do recurso.
Leia também
O esquema teria perdurado até o início de 2019. Com as operações de busca e apreensão, além de provas contra os investigados, as equipes procuram informações que possam identificar os beneficiários dessa estruturação criminosa e os detentores dos recursos de origem ilícita.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de Ribeirão Preto, expedidos pela 5ª Vara Criminal da Justiça Estadual. O objetivo é localizar provas que vinculem os investigados aos fatos apurados.
O crime de lavagem de dinheiro é punido com reclusão de 3 a 10 anos.