Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

PF faz operação contra fraudes em benefícios de auxílio-doença em SP

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital paulista. Polícia estima que prejuízo foi de R$ 500 mil

São Paulo|Do R7

PF faz operação contra esquema de fraudes em auxílio doença em SP
PF faz operação contra esquema de fraudes em auxílio doença em SP PF faz operação contra esquema de fraudes em auxílio doença em SP

A Polícia Federal realiza, na manhã desta terça-feira (23), uma operação com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes contra o INSS que gerou a obtenção indevida de 40 benefícios previdenciários de auxílio-doença.

Leia também

Até o momento foram identificados 40 benefícios suspeitos, alguns investigados receberam o auxílio mais de uma vez. A força-tarefa montada para executar a operação estima que o pagamento dos benefícios fraudados tenha gerado um prejuízo de aproximadamente R$ 500 mil.

De acordo com a decisão da Primeira Vara Federal de Campinas, nesta manhã, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de São Paulo e realizados sequestros de valores de contas bancárias de 31 pessoas.

As investigações, realizadas pela força-tarefa composta pela Polícia Federal e pela Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, tiveram início no ano de 2018, após apurações do próprio INSS apontarem irregularidades nas concessões de alguns benefícios.

Publicidade

Durante as investigações foram identificadas dezenas de pessoas empregadas que simulavam problemas de saúde e, com suporte em documentação falsa, conseguiam obter o benefício de auxílio-doença previdenciário.

O nome da operação, Fiscela, faz referência ao fato de que funcionários do setor de recursos humanos das empresas foram ameaçados com a exigência de que ficassem calados e deixassem de prestar informações ao INSS.

Segundo a polícia, os investigados responderão pelos crimes de estelionato majorado, falsidade documental e ameaça, cujas penas somadas podem ultrapassar 10 anos de reclusão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.