PF faz operação contra tráfico de drogas em aeroportos de SP
São cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e 2 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Campinas
São Paulo|Edilson Muniz
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (6) uma operação para prender investigados envolvidos em crimes de tráfico internacional de drogas praticados a partir do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo. São cumpridos 18 mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal em Campinas.
Leia também
A investigação teve início a partir da análise de documentos e informações de inteligência policial obtidos durante a Operação Overload, deflagrada em outubro do ano passado e tem por objetivo desarticular a organização criminosa com a prisão dos envolvidos.
A atual fase de investigação, após conclusão de mais de 60 exames periciais, 45 relatórios de análises de informações contidas em dispositivos e documentos apreendidos, compreendendo quase 10 mil páginas de instrução, permitiu à Polícia Federal chegar à prática de crimes de tráfico internacional de drogas, incluindo também o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
A polícia suspeita ainda de mais de meia tonelada de drogas remetidas à Europa, além de crimes de falsificação de documentos (etiquetas de passageiros, de cargas, aquisição fraudulenta de diplomas de ensino superior), extorsão, extorsão mediante sequestro, corrupção ativa e passiva.
Além de 40 policiais federais, participam da operação 5 equipes do BAEP e Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo e uma equipe da Corregedoria da Polícia Civil do Estado de São Paulo, em razão de entre os presos haver um policial militar e um policial civil.
Esse é o terceiro desdobramento da Operação Overload. O primeiro desdobramento se deu em 3.12.2020 (Operação AKE); o segundo se deu em 10.2.2021 (Operação Lavaggio).