Pianista promove concertos para crianças na periferia de São Paulo
Concertista com carreira internacional, Juliana D´Agostini se dedica a projetos que levam a música clássica a creches e escolas públicas paulistas
São Paulo|Cesar Sacheto, do R7

A pianista Juliana D´Agostini decidiu proporcionar a crianças e adolescentes da periferia de São Paulo algo praticamente inviável para os padrões da população menos favorecida — em termos econômicos e sociais — das cidades: acesso à música clássica e cultura.
Concertista internacional, graduada em piano pela USP (Universidade de São Paulo) e com formação nas melhores escolas da Europa e dos Estados Unidos, a musicista criou um projeto batizado de "Piano da Ju", que se transformou, posteriormente, no conceito do "Piano Mágico da Ju".
Leia também: Evento em SP celebra diversidade e cultura da comunidade LGBT
Foi o primeiro passo na direção do voluntariado da pianista, de 32 anos, que desde 2017, um ano após o nascimento de seu filho. realiza apresentações gratuitas para fomentar a educação musical na formação das crianças.
"Quando meu filho nasceu, passei a prestar mais atenção nas crianças e entender a preocupação das mães na criação de um ser humano com bons valores e referências", revelou Juliana D´Agostini, que também é cantora e modelo.
O repértório da pianista inclui obras de compositores como Chopin, Liszt, Grieg, Cesar Franck, Villa-Lobos, Vieuxtemps, Stravinsky, Rachmaninoff, Fauré e Nino Rota, que fazem parte da discografia da artista.
Os shows são realizados em teatros, escolas, shoppings e outros espaços que possam receber o público infantojuvenil. As apresentações são marcadas por instituições, órgãos culturais dos municípios e divulgados nas redes sociais.
O calendário precisa ser adequado à agenda escolar e aos compromissos da pianista. O interesse pelo espetáculo mantém alta a procura. Segundo Juliana, o projeto pode influenciar no futuro profissional das crianças.

"O público é grande. Os pais sentem prazer ao levar seus filhos em shows de qualidade. Muitos me procuram quando percebem que o filho tem algum tipo de sensibilidade artística. É muito prazeroso acompanhar e fazer parte da construção de um grande musicista", frisou a pianista.
Reconhecimento dos educadores
A coordenadora sócio-educativa do Centro Assistencial Cruz de Malta, Luciana Coelho Lippi, diretora de um centro assistencial que abriga crianças de zero a quatro anos, destacou a relevância do trabalho desenvolvido pela pianista Juliana D´Agostini.
Leia também
"As crianças precisam ter contato com a música clássica e geral. Ela é uma pessoa muito carinhosa. tem carisma e conseguiu que as crianças se organizassem para assistir ao show e depois brincassem. Foi bem interativo".
A educadora Luciana Coelho Lippi reforçou a importância do surgimento de iniciativas semelhantes para aguçar o universo cultural e musical dos estudantes.
"Faz muito bem para o raciocínio lógico e também para a autoestima. Quando você escuta uma música de qualidade, ajuda no desenvolvimento", complementou a professora.
















