PMs da Rota que mataram assaltante em SP farão teste e poderão voltar ao trabalho
Ação em que policiais atiraram contra homem já caído no chão foi filmada e motivou o pedido de afastamento pela Ouvidoria da PM
São Paulo|Do R7
Os policiais militares envolvidos na ocorrência em que um assaltante foi morto e outro ficou ferido, na última sexta-feira (10), tinham prevista para esta terça-feira (14) a realização de um teste psicológico que determinaria se eles podem retornar imediamente à função. A ação, que foi gravada e viralizou na internet, mostra os agentes da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) ao atirar contra um suspeito já caído. A Ouvidoria pediu o afastamento dos policiais.
O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, no entanto, defendeu os agentes e afirmou que não haverá "injustiças". "Confrontos sempre serão apurados, mas ninguém será afastado no caso da abordagem da Rota que evitou um assalto no semáforo. Até que se prove o contrário, a ação ocorreu dentro da lei", afirmou Derrite nas redes sociais.
Segundo a SSP (Secretaria da Segurança Pública), os policiais militares fariam o exame no Programa de Acompanhamento e Apoio ao Policial Militar. "Caso o resultado do exame aponte aptidão para o retorno das atividades operacionais, assim será feito imediatamente", informou a pasta.
Imagens da ação, gravadas por pessoas que passavam pelo local, mostram que os policiais atiraram e os suspeitos tentaram fugir, mas foram atingidos. Um deles estava no chão quando dois policiais se aproximaram, e então foram ouvidos novos disparos. O homem, de 20 anos, levantou as mãos, indicando que estaria desarmado.
A tentativa de assalto ocorreu na avenida Professor Alceu Maynard Araújo, por volta das 18h30 de sexta-feira. De acordo com informações da Rota, dois suspeitos em uma motocicleta aproveitaram que o semáforo havia fechado e tentaram roubar o veículo de um motociclista parado.
Nesse momento, uma equipe da Rota que passava pelo local viu a ação e se aproximou. Os agentes deram voz de parada, e foi iniciada uma suposta troca de tiros.
Além do suspeito morto, outro homem foi baleado e encaminhado para um hospital da região.