Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia cumpre 30 mandados de prisão na região da Cracolândia

Operação mira nova concentração do uso e tráfico de crack, que voltou à rua Helvétia depois de diversas migrações em 2022

São Paulo|Gabriel Croquer, do R7

Polícia calcula que 400 pessoas estão concentradas na rua Helvétia
Polícia calcula que 400 pessoas estão concentradas na rua Helvétia Polícia calcula que 400 pessoas estão concentradas na rua Helvétia

A Polícia Civil de São Paulo realiza na tarde desta terça-feira (14) mais uma etapa da Operação Caronte na região da Cracolândia, em ação que busca cumprir 30 mandados de prisão de traficantes de crack e flagrar outros crimes além do tráfico. A investigação foi realizada pelo 77º DP (Santa Cecília), que contará com o apoio da Polícia Militar e da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Depois de passarem por diversos pontos da região central da capital, os usuários e traficantes estão fixados atualmente na rua Helvétia, de onde saíram pela primeira vez no fim de março deste ano, por ordem da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). 

O refúgio foi a praça Princesa Isabel. A concentração ficou na área até o início de maio, quando outra megaoperação dispersou mais uma vez o "fluxo". Outra ação foi registrada pouco mais de uma semana depois, na rua Doutor Frederico Steidel. As diversas mudanças do "fluxo" da Cracolândia trouxeram problemas para moradores e o comércio do centro.

A Prefeitura de São Paulo calcula que cerca de 700 pessoas ainda vivam em concentrações com uso aberto de drogas. Entre elas também estão moradores de rua sem nenhuma relação com o crack ou o crime organizado. O outro ponto de aglomeração na capital é a rua dos Gusmões. 

Recentemente, a gestão municipal passou a reforçar as internações involuntárias de dependentes químicos da região. A política foi questionada pelo Ministério Público e a Defensoria de São Paulo, que criticam a estratégia e a falta de assistência da prefeitura aos internados.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.