Polícia apreende mais de 400 máquinas utilizadas no mercado de estelionato na zona sul
Divulgação Polícia CivilPoliciais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) fecharam uma distribuidora de máquinas de cartões que abastecia o mercado de estelionato. A ação ocorreu no final da tarde de terça-feira (5) no Parque Brasil, na zona sul de São Paulo. A equipe apreendeu 423 equipamentos. Um homem e uma adolescente eram responsáveis pela revenda.
A ação foi organizada por policiais da 4ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubo a Condomínio). A ação foi desdobramento de outra investigação, em setembro deste ano, sobre um call-center do estelionato responsável por aplicar golpes em idosos.
Quatro mulheres acabaram detidas. A equipe seguiu nas apurações até descobrir de onde vinham as máquinas chamadas POS (Point of Sale) utilizadas na transferência de valores das vítimas.
As investigações identificaram que o ponto de venda ficava na avenida Belmira Marim. Os policiais encontraram no local um showroom de máquinas de diversas empresas, mas sem notas fiscais.
A equipe deteve José Iranildo dos Santos, suspeito de gerenciar o esquema. Também havia uma adolescente responsável pelas vendas. As máquinas eram anunciadas e comercializadas em redes sociais.
Os policiais também apreenderam um computador com programas para adulteração das funções dos POS. Inclusive a realização de pagamento de apostas em jogos ilegais, fugindo totalmente do objetivo do dispositivo. Policiais confirmaram que o grupo atua em São Paulo e em outros estados. Santos foi autuado por associação criminosa e corrupção de menores.