Polícia de SP apreende mais de 400 máquinas usadas para estelionato
Equipamentos eram anunciados e comercializados em redes sociais. Homem e adolescente eram responsáveis pela revenda
São Paulo|Edilson Muniz, da Agência Record
Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) fecharam uma distribuidora de máquinas de cartões que abastecia o mercado de estelionato. A ação ocorreu no final da tarde de terça-feira (5) no Parque Brasil, na zona sul de São Paulo. A equipe apreendeu 423 equipamentos. Um homem e uma adolescente eram responsáveis pela revenda.
Leia também
A ação foi organizada por policiais da 4ª Delegacia Patrimônio (Investigações sobre Roubo a Condomínio). A ação foi desdobramento de outra investigação, em setembro deste ano, sobre um call-center do estelionato responsável por aplicar golpes em idosos.
Quatro mulheres acabaram detidas. A equipe seguiu nas apurações até descobrir de onde vinham as máquinas chamadas POS (Point of Sale) utilizadas na transferência de valores das vítimas.
As investigações identificaram que o ponto de venda ficava na avenida Belmira Marim. Os policiais encontraram no local um showroom de máquinas de diversas empresas, mas sem notas fiscais.
A equipe deteve José Iranildo dos Santos, suspeito de gerenciar o esquema. Também havia uma adolescente responsável pelas vendas. As máquinas eram anunciadas e comercializadas em redes sociais.
Os policiais também apreenderam um computador com programas para adulteração das funções dos POS. Inclusive a realização de pagamento de apostas em jogos ilegais, fugindo totalmente do objetivo do dispositivo. Policiais confirmaram que o grupo atua em São Paulo e em outros estados. Santos foi autuado por associação criminosa e corrupção de menores.