Polícia faz megaoperação contra o comércio ilegal e lavagem de dinheiro em São Paulo
São cumpridos 12 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão. O CEO da Associação Desportiva São Caetano foi preso
São Paulo|Laura Lourenço, da Agência Record
A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (23), o chefe de uma organização criminosa durante uma operação que tem como objetivo coibir o comércio ambulante ilegal e a lavagem de dinheiro. Mais dois homens foram presos.
Manoel Sabino, apontado como chefe de uma organização criminosa, é presidente da Associação Desportiva São Caetano. O mandado foi cumprido no condomínio Alphaville Residencial 11, localizado na avenida Yojiro Takaoka, em Barueri, região metropolitana de São Paulo.
Além do suspeito preso, a polícia apreendeu no apartamento diversos objetos de valor, como relógios e documentos, segundo o delegado responsável pela operação.
Equipes da 1ª Delegacia Seccional deflagraram a Operação Hades após um trabalho de inteligência e investigação realizado durante dez meses pelas equipes do 12° Distrito Policial, do Pari, no centro de São Paulo.
Desde as 4h da madrugada, são cumpridos 12 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão, com a participação de 40 policiais civis da 1ª Seccional, além de 20 viaturas, inclusive descaracterizadas.
Leia também
A ação pretende reprimir uma organização criminosa que atua na região central de São Paulo e mantém o comércio popular ilegal ao explorar espaço físico público, vendendo-o a pessoas que querem participar da Feirinha da Madrugada.
Ela fornece segurança armada e máquinas de cartão de crédito e débito, destinadas à prática de crimes como lavagem de dinheiro, faturando R$ 1 milhão por mês, segundo o delegado Roberto Monteiro.
Uma equipe da Record TV registrou na delegacia um fuzil e uma arma de brinquedo que foram apreendidos, além de bolsas com o logo da Associação Desportiva São Caetano.
Os presos e os itens apreendidos foram encaminhados ao 12° Distrito Policial, no Pari.
Em nota, o Circuito de Compras de SP, que administra a Feira da Madrugada, destacou que o presidente do São Caetano não faz parte do quadro de colaboradores da empresa. Leia abaixo a nota na íntegra:
"NOTA OFICIAL
O Circuito de Compras de SP, administrador da conhecida Feira da Madrugada, vem esclarecer que Manoel Sabino não faz parte do quadro de colaboradores da empresa como vem sendo divulgado pela imprensa nos últimos dias e também não é e nem nunca foi gestor ou responsável pelo Circuito de Compras.
Embora algumas matérias jornalísticas estejam, equivocadamente, relacionando Manoel Sabino ao Circuito de Compras, não há qualquer vínculo de qualquer natureza entre a empresa e este senhor mencionado nas matérias.
Sabemos que Manoel Sabino é presidente de uma associação de comerciantes da região do Brás que reproduz o nome do Circuito de Compras, o que pode ter sido a origem do equívoco.
Existem dezenas de associações de lojistas no Brás e todas têm acesso ao nosso projeto, pois o Circuito de Compras preza pela relação direta com os comerciantes do Brás."