Polícia Federal deflagra esquema de tráfico de bebês de Valinhos para Portugal
A investigação começou depois que um recém-nascido que havia sido abandonado pela mãe foi registrado por um português
São Paulo|Do R7, com informações da Agência Record
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (4) a Operação Deverra, para combater o tráfico internacional de bebês recém-nascidos brasileiros vindos do estado de São Paulo e levados para o continente europeu.
No total, foram cumpridos seis mandados judiciais — quatro de busca pessoal, um de busca e apreensão e um de prisão preventiva, nas cidades de Valinhos e Itatiba, ambas no interior do estado.
A investigação teve início no dia 30, depois que o Ministério Público do Estado de São Paulo divulgou que um bebê nascido em Valinhos, que havia sido abandonado pela mãe, foi registrado como filho de um homem de nacionalidade portuguesa.
As suspeitas recaíram no possível tráfico internacional de bebês, e verificou-se que, em menos de um mês, o mesmo cidadão português havia registrado outra recém-nascida, no mesmo hospital, como sua filha.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
A Polícia Federal constatou que esses registros de paternidade se deram com o uso de documentos falsos perante a Justiça Estadual, em juízos diferentes, acompanhados de pedidos de guarda unilateral dos bebês, o que permitiria ao homem sair do país sem a anuência da mãe.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de crianças, registro falso e promoção de ato destinado ao envio de criança ou adolescente para o exterior com inobservância das formalidades legais ou com o fito de obter lucro, entre outros delitos que poderão ser mais bem definidos após a análise do material apreendido. A pena pode ultrapassar 18 anos.
Traficantes e milicianos: veja a lista dos dez criminosos mais procurados no Brasil