Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Polícia Federal faz operação para combater fraudes de INSS em SP

Segundo a polícia, 69 benefícios concedidos estão ativos e geram prejuízo mensal de cerca de R$ 110 mil aos cofres públicos

São Paulo|Edilson Muniz, da Agência Record

Polícia Federal realiza operação nesta manhã contra fraudes no INSS
Polícia Federal realiza operação nesta manhã contra fraudes no INSS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a Operação Embuguaçu, com o objetivo de combater fraudes de benefícios previdenciários, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), na cidade de São Paulo.

Leia também

O caso teve origem após o recebimento de um relatório do Núcleo de Inteligência do INSS, que apontava indícios de irregularidades na concessão de aposentadorias. Análises demonstraram que os investigados inseriam e validavam vínculos empregatícios fictícios no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), por meio de empresas de fachada, com o objetivo de totalizar o tempo de contribuição necessário para a concessão dos benefícios.

Segundo a polícia, foi constatado que 69 benefícios concedidos de forma fraudulenta estão ativos e seus pagamentos geram prejuízo mensal aos cofres públicos de cerca de R$ 110 mil.

As investigações tiveram a participação do Núcleo de Inteligência da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalho do MPT (Ministério do Trabalho e Previdência) e com o INSS. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na casa dos investigados.

Eles poderão responder pelos crimes de estelionato previdenciário (art. 171, §3°, do Código Penal), uso de documento falso (art. 304 do Código Penal), entre outros crimes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.