Polícia investiga mais uma morte de morador de rua pelo frio em SP
Homem foi encontrado sem vida e sinais de violência na República na manhã deste sábado (31). Já são 17 óbitos suspeitos, diz ONG
São Paulo|Do R7, com informações de Edilson Muniz, da Agência Record
Um morador em situação de rua foi localizado sem vida na rua Dom José de Barros, na República, região central de São Paulo, na manhã deste sábado (31). De acordo com informações iniciais da Polícia Civil, o corpo é de um homem e foi encontrado sem sinais de violência, apenas um pequeno hematoma no rosto.
Segundo o Movimento Estadual das Pessoas em Situação de Rua, já são 17 mortes de moradores de rua devido às baixas temperaturas este ano.
Trabalhadores de comércios da região suspeitaram que o homem estava há muito tempo sem se mexer e acionaram a GCM (Guarda Civil Metropolitana). Os guardas chamaram a ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que constatou a morte no local.
A vítima ainda não foi identificada e tem aparentemente 50 anos. O local está sendo preservado pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) para perícia.
Leia também
Robson Cesar, fundador do Movimento Estadual das Pessoas em Situação de Rua, acompanha a situação e acredita que o rapaz morreu em decorrência do forte frio que atinge o estado.
O caso será encaminhado ao 2° DP, no Bom Retiro, que investigará a morte.
Frio
A madrugada deste sábado foi gelada, com formação de geadas e termômetros oscilando em torno dos 6°C na capital paulista, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da prefeitura. De acordo com as estações meteorológica, as temperaturas mais baixas foram 1,7°C em Engenheiro Marsilac e 2,8°C na Capela do Socorro, ambos na zona sul.
A Defesa Civil Municipal mantém a cidade em alerta para baixas temperaturas desde 8h30 da manhã do dia 28, quando teve início a passagem de uma frente fria polar.
Outras mortes
Só nesta semana, segundo o Movimento Estadual das Pessoas em Situação de Rua, foram quatro óbitos de pessoas que não resistiram ao frio de São Paulo. Além do caso na República, Luiz Roberto Pinheiro Dorsa, de 37 anos, morreu na Praça Oswaldo Cruz, na Bela Vista, região central, às 7h40 desta sexta (30). O caso foi registrado no 78ºDP, nos Jardins, como morte suspeita.
Na manhã de quinta-feira (29), uma mulher, de 44 anos, foi encontrada morta em um campo de futebol na rua Alziro Pinheiro Magalhães, no Grajaú, na zona sul da capital. O caso é investigado pelo 85º DP como morte suspeita.
Outro óbito foi o de Flávio Bastos, de 65 anos, encontrado às 23h de quarta-feira (28) na rua Araguaia, 30, na região do Pari, no centro. Segundo Robson, a vítima vivia em situação de rua e foi encontrada ainda com vida.
O policial que atendeu ao chamado informou que possivelmente a vítima morreu após passar mal e que não havia nenhum sinal de violência no corpo de Flávio. As investigações devem seguir pelo 12° Distrito Policial, no Pari.
A Prefeitura de São Paulo informou, por telefone, que não contabiliza mortes, apenas atendimentos realizados aos moradores em situação de rua.