Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia investiga são-paulino por gestos racistas contra torcedor do Fluminense no Morumbi

Imagens mostram o momento em que um torcedor se dirige aos visitantes e imita um macaco durante partida pelo Brasileirão

São Paulo|Laura Lourenço e Gilberto Gava, da Agência Record

Segundo delegado, agressor será identificado pelo reconhecimento facial
Segundo delegado, agressor será identificado pelo reconhecimento facial Segundo delegado, agressor será identificado pelo reconhecimento facial

A Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva investigará o caso em que um torcedor do São Paulo Futebol Clube fez gestos racistas imitando macaco aos torcedores do Fluminense no jogo deste domingo (17) no Estádio do Morumbi, zona sul de São Paulo.

Segundo o delegado César Saad, o boletim de ocorrência já está sendo registrado e o agressor será identificado pelo reconhecimento facial. A vítima, identificada como Brandão, também será localizada.

Imagens gravadas pelos torcedores do mostram o momento em que um torcedor do São Paulo se dirige para a arquibancada que fica os torcedores visitantes, no caso deste jogo os torcedores do Fluminense, e faz gestos como se estivesse imitando um macaco.

O agressor parou apenas depois da chegada da Polícia Militar, que passa em frente ao torcedor que comete as ofensas, mas não toma nenhuma atitude contra o crime.

Publicidade

A vítima, torcedor carioca identificado como Brandão, fez uma postagem de indignação em seu Twitter pedindo providências com o ocorrido.

O São Paulo Futebol Clube repudiou a atitude do torcedor por meio de suas redes sociais e prometeu ajudar as autoridades para apurar o fato e identificar o agressor.

Publicidade

O Fluminense também se manifestou nas redes sociais, e se pôs à "disposição do seu torcedor e repudia severamente qualquer ato discriminatório, solicitando celeridade das autoridades na investigação do caso".

A Agência Record pediu uma nota para a Polícia Militar em relação ao caso.

Publicidade

Posicionamento da Ouvidoria das Polícias de São Paulo

O Ouvidor das Polícias de São Paulo, dr. Elizeu Soares Lopes, pede a prisão de torcedor do São Paulo que cometeu crime de racismo com gestos contra torcedor do Fluminense no jogo entre os dois times, no domingo, no Morumbi.

As imagens foram gravadas e postada nas redes sociais. No vídeo um torcedor com blusão do São Paulo, provoca torcedores do Fluminense através de gestos que imitam um macaco. Nesse momento passam entre as torcidas policias militares que ignoram o ato racista.

A Ouvidoria de São Paulo oficiou à Delegacia Geral e ao Comando da PM solicitando medidas à respeito.

Posicionamento do São Paulo Futebol Clube

O São Paulo Futebol Clube vem a público informar que registrou Boletim de Ocorrência contra dois indivíduos responsáveis por lamentáveis atos de cunho racista no jogo São Paulo x Fluminense, no Morumbi.

O Clube não tem medido esforços para que os agressores sejam identificados, punidos e impedidos de frequentar estádios de futebol.

O São Paulo FC irá colaborar com as autoridades no que for necessário e relembra: racistas não são bem-vindos no Morumbi.

Nota da SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo)

A SSP informa que crimes de intolerância no esporte não podem passar impunes. A Polícia Militar esclarece que as cenas exibidas foram captadas no momento em que a equipe policial se deslocava a fim de coibir a ação de torcedores agressivos que estavam localizados em um plano mais elevado da arquibancada e não perceberam os gestos do torcedor. A Polícia Civil informa que o fato será registrado e investigado pela 6ª Delegacia de Polícia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE). A autoridade policial analisa o vídeo para identificar o autor e a vítima e chamá-los para prestarem depoimento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.