Nove pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil para combater um golpe bancário conhecido como "0800", na manhã desta quarta-feira (30), em São Paulo (SP).
A operação, intitulada Operação Linha Cruzada, é realizada por equipes do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro de São Paulo) e da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.
Veja também
No total, nove mandados de prisão foram cumpridos nas cidades de Guarulhos, Francisco Morato, São Caetano do Sul e na capital paulista, além de 36 mandados de busca e apreensão.
As equipes também identificaram pelo menos quatro vítimas, que são do Rio Grande do Sul e tiveram um prejuízo de cerca de um milhão de reais.
A delegada responsável pela operação informou que a quadrilha é de São Paulo. Os criminosos escolhiam vítimas do Sul do país para garantir a impunidade e atrapalhar nas investigações. Além disso, eles cadastravam contas no nome de pessoas em situação de rua, que eram os "laranjas" do esquema. Um deles chegou a ter 18 contas bancárias em seu nome.
O golpe consiste no seguinte modus operandi: os golpistas enviam um SMS para a vítima, dizendo que houve uma transação bancária de alto valor no cartão de crédito da mesma, e junto da mensagem, há um link que a pessoa pode acessar.
Ao clicar no link, é aberto o aplicativo de chamadas do celular, com um número 0800 na tela. Quando a vítima liga para este número, do outro lado da linha uma falsa atendente informa que é representante do banco da vítima e pega os dados do cartão dela.
Os presos foram encaminhados para a sede da 5ª Delegacia Seccional de Polícia, na avenida Celso Garcia, no Tatuapé, zona leste da capital paulista.