Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Polícia realiza ação contra empresas suspeitas de fraudar licitações

Operação cumpre mandados relacionados a investigações sobre fraudes em licitações de alimentação para o sistema penitenciário e escolas

São Paulo|Vania Souza, da Agência Record

Empresas são suspeitas de fraudar licitações públicas em SP, Goiás e no DF
Empresas são suspeitas de fraudar licitações públicas em SP, Goiás e no DF

A Polícia Civil, por meio da Divisão Especial de Repressão à Corrupção, deflagrou na manhã desta quarta-feira (11), a Operação "Decepticons", para o cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Goiás. 

A investigação, iniciada há oito meses, tem o objetivo de apurar as atividades de dois grandes grupos empresariais com atuações no segmento de gestão e fornecimento de gêneros alimentícios a hospitais públicos, presídios e restaurantes comunitários em vários estados.

Leia mais: Alesp gastará R$ 10 milhões com bônus natalino a servidores

Há indícios de que os grupos agem há algum tempo no intuito de burlar o caráter competitivo das concorrências públicas, com vistas a garantir que alguma das empresas integrantes saísse vencedora e contratada para executar o objeto licitado.


Caso seja comprovada a conduta, as empresa podem responder pelos crimes de fraude ao caráter competitivo de licitações, corrupção ativa e passiva e organização criminosa, além dos delitos relacionados às falsidades documentais.

Veja também: Operação combate produtos falsificados na região do Brás (SP)


A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social identificou empresas vinculadas aos grupos que utilizavam tecnologias não permitidas (softwares para lances automáticos em pregões eletrônicos, chamados de "robôs") em uma licitação no DF.

As buscas visam a obtenção de elementos probatórios que irão subsidiar ou reforçar as investigações já em andamento.


Leia mais: Homem que humilhou e jogou água em moradores de rua é identificado

As diligências desta manhã tiveram apoio das Polícias Civis do Estado de São Paulo e de Goiás. São 11 mandados em Goiás (Goiânia, Aparecida, Morrinhos e Planaltina de Goiás), 14 em São Paulo (capital, Santo André e Orlândia) e 2 no Distrito Federal (Jardim Botânico e SAAN).

O nome da operação "Decepticons" faz alusão ao uso de tecnologias não permitidas, os chamados "robôs".

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.