Polícia realiza operação contra hackers que vazaram dados de 13 milhões de usuários da SPTrans
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelo DEIC na manhã desta terça-feira (31)
São Paulo|Geovanna Hora, da Agência Record
A Polícia Civil realizou, nesta terça-feira (31), a operação "Bus Stop" com objetivo de identificar os responsáveis pelo ataque cibernético ao sistema digital da SPTrans e o vazamento de 13 milhões de dados de usuários cadastrados no Bilhete Único até abril de 2020. A invasão aconteceu em novembro do ano passado.
De acordo com Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade de São Paulo nesta manhã. Um computador e uma celular foram localizados.
A operação foi deflagrada por policiais da 4ª Delegacia DCCiber (Investigações sobre Lavagem de Dinheiro e Ocultação de Ativos Ilícitos), responsável pela investigação.
Leia também
"O material será analisado para verificar as informações contidas e permitir o esclarecimento dos fatos. Os resultados dessa fase serão mantidos em sigilo visando o prosseguimento das investigações", informou, por nota, o DEIC.
Os dados vazados possuíam informações de cadastros como nome, nome social, data de nascimento, CPF, RG, endereço, número de telefone, filiação, PIS, matrícula de aluno, estado civil, naturalidade, sexo, e-mail, além de login e a senha do portal de serviços da SPTrans na internet.