Por que a Defesa Civil manda alertas quando já está chovendo?
Diretor de comunicação da Defesa Civil de SP explica objetivo do órgão; gabinete de crise é montado devido à previsão de chuvas neste início de semana
São Paulo|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A Defesa Civil de São Paulo mantém, desde domingo (8), um gabinete de crise porque o risco de alagamentos e deslizamentos continua nesta segunda-feira (9), principalmente no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e litoral norte. A retomada do gabinete acontece depois da previsão de chuva superar a marca dos 100 milímetros por dia, considerada de perigo extremo.
Em entrevista ao Conexão Record News, Maxwel de Souza, diretor de comunicação da Defesa Civil de SP, afirma que, após o estado registrar um volume forte de chuvas, o gabinete contabilizou 27 graves ocorrências, mais de 170 pessoas desalojadas e uma vítima desaparecida.

Segundo o tenente, o gabinete serve para fazer a gestão da informação de forma mais eficiente. “Ter essas empresas aqui conosco, esses órgãos conosco, facilita o envio do apoio, a otimização dos recursos e a gente consegue restabelecer a normalidade de forma mais rápida para o cidadão”, explica.
Souza ressalta que é importante seguir as orientações dos alertas da Defesa Civil sobre condições das chuvas. “É importante receber o alerta, obedecer, seguir as recomendações da Defesa Civil. A gente sabe que algumas pessoas estão já se acostumando com alerta no celular. Mas o objetivo dessa mensagem não é gerar um incômodo, mas gerar uma orientação preventiva”, diz.
“Quando você recebe o alerta, o que a gente quer dizer é que a chuva vai piorar. A chuva vai piorar. Eu vejo até memes já, pessoal fazendo meme com a gente aí, dizendo que quando a gente manda já está chovendo, não adianta mandar mais [...]. Na verdade o que a gente está alertando ali é que a chuva vai piorar. Você não sabe que vai ficar pior. O cidadão não consegue saber, mas a gente sabe porque a gente tem radares, satélites, equipamentos que mostram para nós que a chuva vai piorar”, informa.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















