Poupatempo realiza neste sábado mutirão para renovação de CNH
Serão destinadas cerca de 10 mil vagas para ação, que acontece de forma presencial. É preciso fazer agendamento a partir de hoje
São Paulo|Do R7
O Poupatempo promove, neste sábado (29), o último mutirão do mês para renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Serão destinadas cerca de 10 mil vagas para a ação, que acontece de forma presencial em todos os postos de atendimento do programa. É preciso fazer agendamento a partir desta quarta-feira (26).
Com a retomada do calendário de vencimento das habilitações, suspenso pelo governo federal durante o período mais crítico da pandemia, os documentos vencidos nos meses de maio e junho de 2020 precisam ser renovados até o dia 31. Nos dias 15 e 22, o Poupatempo registrou mais de 8.000 atendimentos no estado.
O agendamento prévio deve ser feito pelo portal, aplicativo Poupatempo Digital e totens de autoatendimento. A prioridade é atender aqueles que estejam com a habilitação para vencer ainda neste mês e precisam realizar alterações no documento, como transferência interestadual.
Leia também
A renovação simplificada pode ser feita preferencialmente pelos canais digitais do Poupatempo, além das plataformas eletrônicas do Detran-SP. Para isso, o motorista não precisa comparecer presencialmente a uma unidade, basta seguir o passo a passo do atendimento online, realizar o exame médico na clínica indicada durante o processo e o novo documento chegará ao endereço de cadastro pelos Correios.
Em 2021, cerca de 7 milhões de cidadãos deram entrada no processo de renovação da habilitação no Poupatempo. Desse total, 65% das solicitações foram realizadas de forma online.
Já os motoristas que tenham CNH nas categorias C, D ou E precisam realizar o exame toxicológico em laboratório credenciado pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) com antecedência, pois o laudo poderá ser solicitado durante o exame médico. O exame é válido por dois anos e meio para pessoas com menos de 70 anos.
Renovação da CNH
Quem exerce atividade remunerada ou opta pela inclusão do EAR na CNH precisa passar também pela avaliação psicológica e será direcionado a um profissional credenciado.
Se for aprovado nos exames, é necessário pagar a taxa de emissão e aguardar as orientações que serão enviadas por email pela Senatran para acessar a CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico, disponível no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito). O cidadão recebe a CNH física pelos Correios.