Prefeitura de SP anuncia botão de alerta, reforço de rondas escolares e contratação de psicólogos
Medidas foram tomadas após a onda de ameaças a escolas na capital motivadas pelo ataque à Escola Estadual Thomázia Montoro
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de São Paulo anunciou, na manhã desta quinta-feira (13), medidas para reforçar a segurança na rede municipal de ensino. As ações foram tomadas depois da onda de ameaças a escolas nas últimas duas semanas, motivada pelo ataque à Escola Estadual Thomázia Montoro, que terminou com uma professora morta e quatro pessoas feridas.
Criado pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, um aplicativo com botão de alerta será disponibilizado para mais de 8.000 escolas municipais, estaduais e particulares da capital. A plataforma será conectada à Central de Telecomunicações da GCM (Guarda Civil Municipal).
Os funcionários podem acionar o botão em qualquer situação de violência ou emergência dentro da escola, e equipes da GCM, Polícia Militar ou Samu serão enviadas à unidade.
Leia também
Durante coletiva, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) também anunciou a ampliação das rondas escolares, com mais 32 viaturas da GCM. No total, a cidade contará com 96 carros para reforçar a segurança da entrada das escolas.
Em relação ao acolhimento dos estudantes, a gestão pretende contratar mais 24 psicólogos e psicopedagogos para integrar a equipe de apoio multidisciplinar. Atualmente, o trabalho é realizado por 93 profissionais.
Também será criado um Comitê de Proteção Escolar com a participação de sete secretarias: Educação; Governo; Assistência Social; Segurança Urbana; Saúde; Direitos Humanos e Cidadania; e Inovação e Tecnologia.