Prefeitura de SP dá início a ações de zeladoria na praça Princesa Isabel
Em uma semana, equipes da Smads realizaram 1.873 abordagens e 232 encaminhamentos a pessoas em situação de rua
São Paulo|Do R7
A Prefeitura de São Paulo deu início nesta segunda-feira (4) a ações de zeladoria na Praça Princesa Isabel, no centro. Equipes de orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social, da Smads (Secretaria Municipal de Assistência Social), fizeram entre 25 e 31 de março, 1.873 abordagens e 232 encaminhamentos, além de 437 orientações.
As atividades nas praças Princesa Isabel e República têm "o objetivo de proporcionar acesso aos serviços socioassistenciais e às demais políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura, bem como desencadear o processo de saída das ruas e promover o retorno familiar".
Segundo a prefeitura, foram retiradas pelo menos 35 toneladas de lixo e produtos "que caracterizam a ocupação permanente do espaço". As equipes da Subprefeitura Sé recolheram madeiras, lonas, sofás e lixo que lotaram 12 caminhões.
Leia também
Nos atendimentos, foram direcionadas 81 pessoas para tratar de documentação, 57 foram para núcleos de convivência e seis para pernoite. Também foram registrados 88 encaminhamentos ao Siat (Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica) e realizadas 437 orientações a pessoas em situação de rua.
As informações são de relatórios técnicos. Em caso de aceitação, há intermediação do processo de ida dessas pessoas para Centros de Acolhida (em equipamentos da rede socioassistencial ou da rede hoteleira) e para o Siat, que integra o programa Redenção.
Limpeza e manutenção
Segundo a Subprefeitura Sé, os trabalhos serão realizados diariamente. Durante a limpeza, a prefeitura orienta os ocupantes a retirarem os pertences e desmontarem as barracas.
De acordo com a GCM (Guarda Civil Metropolitana), na última semana não houve ocorrências atendidas pelas equipes da corporação na região da Luz, principalmente nas praças Princesa Isabel e Júlio Prestes, nas alamedas Cleveland e Glete e na rua Helvetia. Cabe à GCM dar apoio aos servidores encarregados pela zeladoria urbana.
A região tem policiamento preventivo, realizado pelas equipes da Iope (Inspetoria de Operações Especiais), com efetivo de 75 policiais, sendo 50 no período diurno e 25 à noite.