Prefeitura de SP declara Paulo Freire 'Patrono da Educação Paulistana'
Freire já era considerado "Patrono da Educação Brasileira" desde 2012. Nova nomeação considerou sua atuação como secretário municipal da Educação
São Paulo|Do R7
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou na quinta-feira (28) a Lei 16.947/18, que declara o educador Paulo Freire como "Patrono da Educação Paulistana". O projeto de lei que dá origem à determinação é de autoria dos vereadores Toninho Vespoli (PSOL) e Antonio Donato (PT). A decisão foi publicada no Diário Oficial Cidade de São Paulo desta sexta-feira (29).
Freire já é considerado, por lei federal, como "Patrono da Educação Brasileira" desde 2012. No projeto de lei paulistano, os vereadores levaram em consideração o trabalho de Paulo Freire como educador e pedagogo - mas também sua experiência como secretário municipal da Educação na gestão de Luiza Erundina (PT) na Prefeitura de São Paulo, entre os anos de 1989 e 1991.
Ato em defesa da memória de Paulo Freire reúne Erundina e viúva do educador na Alesp
Educador, pedagogo e filósofo, o pernambucano Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997) é considerado um dos pensadores mais notáveis da pedagogia mundial.