Prefeitura de SP empareda hotéis vazios na Cracolândia para evitar venda e consumo de drogas
Medida pretende impedir que traficantes ocupem imóveis para comercialização. Ação envolve também PM, GCM e Polícia Civil
São Paulo|Do R7, com informações de André Carvalho, da Agência Record
Agentes da Prefeitura de São Paulo, com o apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e de policiais civis do 77º Distrito Policial, na Santa Cecília, realizam, nesta quinta-feira (14), o emparedamento de alguns hoteis desativados na região da Cracolândia, no centro da capital.
Os espaços eram usados por usuários de crack. Os imóveis ficam entre as ruas Barão de Piracicaba e Helvétia.
O trabalho pretende afastar os usuários de drogas da região e evitar que traficantes se instalem nos imóveis para vender os entorpecentes.
Leia também
Segundo levantamento realizado pelo LabCidade, laboratório de pesquisa da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), que acompanhou e identificou locais com a presença dos chamados "fluxos" na região central, as recentes dispersões provocadas pela Operação Caronte geraram ao menos 16 novos pontos com concentração de pessoas em situação de rua e com uso abusivo de drogas.
Os pesquisadores criaram um mapa que mostra onde estão os novos pontos, que ocupam um raio inferior a 750 metros da praça Princesa Isabel. Segundo eles, as aglomerações não se reduziram, mas, espalhadas, agora estão em “concentrações menores e itinerantes”.
O estudo aponta um total entre 1.000 e 2.000 pessoas que transitam na área, em bairros como Luz, Santa Cecília, República e Campos Elíseos.