Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de SP imuniza mais de 5.000 pessoas contra a influenza

Do total, 5.007 doses foram aplicadas em idosos, 454 em crianças, 418 em gestantes e 75 em puérperas lactantes

São Paulo|Do R7

SP aplica mais de 5.000 vacinas contra a influenza
SP aplica mais de 5.000 vacinas contra a influenza SP aplica mais de 5.000 vacinas contra a influenza

A cidade de São Paulo imunizou 5.954 pessoas contra o vírus influenza, causador da gripe. Desse total, 5.007 doses foram aplicadas em idosos, 454 em crianças, 418 em gestantes e 75 em puérperas lactantes. O balanço, feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é desta sexta-feira (24).

Leia também

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, retomou a aplicação do imunizante para diminuir os casos de doenças respiratórias, que nos últimos dias foram responsáveis por um aumento significativo na demanda por atendimento nas unidades de saúde.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) integradas da cidade de São Paulo abriram na sexta-feira (24), véspera de Natal, para vacinar contra o vírus influenza, causador da gripe.

A medida foi possível devido ao envio de doses pelo Instituto Butantan, que atendeu a um pedido da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS. Na quinta-feira (23), a pasta recebeu uma remessa de 1 milhão de doses. Com os insumos, a pasta retomou a vacinação contra o vírus influenza nesta sexta-feira (24). 

Publicidade

Vale lembrar que a 24ª Campanha Municipal de Vacinação contra o vírus influenza aconteceu de 12 de abril a 31 de agosto, obedecendo ao calendário nacional, com vacinas disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Cerca de 4,5 milhões de pessoas receberam a vacina na cidade de São Paulo.

A ação é destinada a gestantes, puérperas, lactantes, idosos acima de 60 anos e crianças de 6 meses a 5 anos completos que ainda não tinham sido vacinados em 2021. A secretaria informa que não há necessidade de intervalo de aplicação de dose da vacina de influenza com a vacina contra a Covid-19 e outras vacinas.

Publicidade

No dia 17, a Covisa encaminhou ofício ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde solicitando mais doses da vacina contra influenza para a cidade de São Paulo. O pedido foi feito por se tratar de uma campanha sazonal e pelo fato de a cidade não ter recebido novas remessas após o término da campanha.

O órgão informa que em novembro de 2021 a pasta registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19.

Publicidade

Neste mês, até quarta-feira (22), a SMS registrou um total de 184.460 atendimentos a pessoas com quadro respiratório comprometido, sendo 84.753 suspeitos de Covid-19.

Impactos do vírus

A pasta destinou parte dos leitos do Hospital Municipal da Brasilândia para o acolhimento e tratamento dos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (Srags) na cidade. A estratégia, explicou a secretaria, é concentrar os pacientes em uma unidade para o acompanhamento e realizar o painel viral das pessoas internadas, contribuindo para a identificação da cepa viral de influenza, entre outros vírus, que circula na capital.

Além disso, a rede municipal da Saúde está contratando profissionais da área e instalando tendas em unidades com maior número de atendimento para agilizar a triagem dos usuários dos serviços. A ampliação delas acontece de maneira gradual, de acordo com a demanda.

Para o atendimento de pacientes com Covid-19, atualmente a capital paulista conta com os Hospitais Municipais Guarapiranga, Profa. Lydia Storópoli, Brasilândia e Tide Setúbal.

Monitoramento da Covid

A secretaria tem intensificado as ações de monitoramento e iniciou na quinta-feira (16) a realização de testes rápidos em suas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Prontos Atendimentos (PAs) e prontos-socorros, no setor de triagem, para identificar os casos positivos de Covid-19.

De agosto até o presente momento, as unidades de saúde de referência já realizaram 132.713 testes de antígenos, que serão utilizados apenas para a detecção da Covid-19 em pacientes com sintomas gripais.

Neste sábado (25), os postos de vacinação estão fechados. Amanhã, domingo (26), vão funcionar duas farmácias na avenida Paulista e seis parques, distribuídos nas áreas de abrangência das Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) Centro, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Norte.

A partir da próxima segunda-feira (27), funcionam drive-thrus, farmácias, megapostos, UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.