São Paulo Prefeitura de SP instala grades no entorno da Praça Princesa Isabel, após migração da Cracolândia

Prefeitura de SP instala grades no entorno da Praça Princesa Isabel, após migração da Cracolândia

Gestão municipal afirma que gradis são para 'garantir a segurança de usuários que permanecem durante a execução de serviços'

  • São Paulo | Isabelle Gandolphi, da Agência Record

Após operação, usuários de drogas se instalam na praça Princesa Isabel, a nova Cracolândia

Após operação, usuários de drogas se instalam na praça Princesa Isabel, a nova Cracolândia

Reprodução/Record TV - 19.04.2022

A Prefeitura de São Paulo instalou uma grade no entorno da Praça Princesa Isabel, localizada na região de Campos Elíseos, no centro de São Paulo, na manhã desta terça-feira (19). De acordo com o repórter Bruno Piccinato, da Record TV, a ação começou a ser realizada após o local ter sido tomado por barracas e usuários de drogas depois da dispersão do tráfico na região da antiga Cracolândia, também no centro da capital.

A remoção das barracas começou a ser realizada desde a noite desta segunda-feira (18), quando parte dos moradores em situação de rua e usuários foram retirados da praça. Imagens flagradas pelo helicóptero da Record TV na tarde desta segunda (18) mostraram a praça ainda repleta de barracas e usuários de drogas.

Na manhã desta terça (19), metade da praça está com grades, enquanto a outra metade ainda permanece com a presença das pessoas.

Com a retirada das barracas da praça, diversos moradores em situação de rua se instalaram em frente às portas de imóveis e comércios do entorno. Equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) estiveram no local para preservar a área e prestar apoio à ação do município.

A Prefeitura, por meio da Subprefeitura da Sé, informou que os gradis móveis foram instalados em parte da Praça Princesa Isabel para "garantir a segurança de dependentes químicos que permanecem no local durante a execução de serviços de zeladoria, poda de árvores e jardinagem."

Segundo a administração municipal, como "nesses serviços serão utilizadas máquinas para movimentação de terra e retirada de galhos e troncos de árvores, a Subprefeitura da Sé instalou os gradis para manter a área das intervenções isolada e, assim, garantir a segurança da população em geral durante os trabalhos em execução". Mas a Praça não teve o seu acesso impedido.

Desde 22 de fevereiro deste ano, a Subprefeitura da Sé iniciou a revitalização da Praça Princesa Isabel. Na ação, foram recolhidos e retirados móveis, peças quebradas de aparelhos eletrônicos, madeiras, colchões, plásticos e todo tipo de lixo, que caracterizam permanência no espaço público.

Usuários de droga invadem a praça Princesa Isabel, ao lado da av Rio Branco, centro da cidade

Usuários de droga invadem a praça Princesa Isabel, ao lado da av Rio Branco, centro da cidade

Edu Garcia/R7 - 25.03.2022

Os trabalhos foram precedidos pela atuação de assistentes sociais e, também, das equipes do programa Consultório Na Rua. Nesse período, na Praça, ocorreram mais de 2 mil abordagens e 342 encaminhamentos sociais e terapêuticos.

"Reiteramos que não houve nenhuma ação específica para que os usuários de drogas deixassem a região da Luz e se mudassem para a Praça Princesa Isabel. Como é de conhecimento público, a gestão atua com abordagens e encaminhamentos para serviços sociais e terapêuticos, enquanto as Polícias Civil e Militar combatem o tráfico de drogas com apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM)."

O encaminhamento de usuários para atendimento no Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT) II aumentou 7 vezes entre janeiro e março, segundo informações da equipe de abordagem da Secretarias Municipais da Saúde (SMS) - que em janeiro encaminhou 27 pessoas e em março enviou 202 usuários abusivos de álcool e outras drogas.

As abordagens das equipes de assistência social aumentaram 50% nesse mesmo período. Em janeiro foram 3.029 e em março foram 4.539. O atendimento no CAPS IV aumentou 20% nesse mesmo período - atendeu 453 em janeiro e 547 pacientes em março. O equipamento está localizado em frente à Praça Princesa Isabel.

Essa ampliação dos atendimentos e tratamentos está diretamente vinculada à redução e dispersão dos usuários, que antes estavam concentrados na Alameda Cleveland.

Últimas