Guias já estão no site da prefeitura de São Paulo (foto ilustrativa)
PixabayA prefeitura de São Paulo lança nesta sexta-feira, (7) uma série de publicações para ajudar a promover o protagonismo da pessoa com deficiência e sua participação na sociedade. A iniciativa é da SPMED (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência), que iniciará oficialmente o evento por meio de webinar transmitido no Facebook e YouTube da Secretaria, às 15h.
Leia mais: Pessoas com deficiência relatam isolamento bem antes da pandemia
Os guias, elaborados por profissionais ligados às áreas da ONG Mais Diferenças, trarão informações, serviços, direitos e conhecimento sobre o tema. As versões em PDF acessível, leitura fácil e audiovisual poderão ser baixadas no site da SMPED.
As publicações, já disponíveis no site da preifeitura, abordam diversos temas, dos direitos das pessoas com deficiência, à inclusão destes profissionais ao mercado de trabalho. Um dos trabalhos (Conhecer para Incluir a Pessoa com Deficiência) também visam conscientizar todo o público sobre a questão.
15h00 - Abertura, com Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e Carla Mauch, coordenadora da Mais Diferenças;
15h20 - Guia de Direitos e Serviços Públicos para Pessoas com Deficiência na Cidade de São Paulo, com Ciça Cordeiro, coordenadora de Comunicação e Renata Belluzzo,coordenadora de Políticas e Projetos de Inclusão;
15h35 - Conhecer para Incluir a Pessoa com Deficiência, com Marinalva Cruz, Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência;
15h45 - Guia de Comunicação e Eventos Acessíveis, com Ciça Cordeiro e Claudia Mondin, Cerimonial e Evento;
16h00 - Trabalho, Direito de Todos: Inclusão Profissional de Pessoa com Deficiência, com Marinalva Cruz;
16h15 - Desenho Universal e Acessibilidade na Cidade de São Paulo, com Silvana Cambiaghi, Arquiteta, Mestre em Desenho Universal e Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA);
16h30 – Encerramento
Guia de Direitos e Serviços Públicos para Pessoas com Deficiência na Cidade de São Paulo
"Elaborado com ilustrações e linguagem de fácil compreensão, traz informações sobre direitos e os principais serviços disponibilizados para as pessoas com deficiência pela Prefeitura de São Paulo, nas áreas de Educação, Saúde, Trabalho, Moradia, Transporte, Mobilidade, Assistência, Cultura, Esportes, Lazer, Turismo e Segurança. Há, também, dados sobre instâncias estaduais e nacionais, bem como sobre acesso à Justiça, isenção de tributos, Previdência Social e participação da pessoa com deficiência na vida pública e política."
Conhecer para Incluir a Pessoa com Deficiência
"Tem como objetivo levar a todos o conhecimento sobre o tema “pessoa com deficiência”, promovendo sua inclusão na sociedade e mostrando que barreiras precisam ser eliminadas, sejam elas arquitetônicas, digitais, comunicacionais e atitudinais, sem preconceitos, estigmas, estereótipos ou discriminações. As barreiras atitudinais não são visíveis como as barreiras físicas, na maioria das vezes, são inconscientes, e de difícil reconhecimento por parte de quem às pratica."
Guia de Comunicação e Eventos Acessíveis
"Tem como objetivo orientar profissionais ligados às áreas de comunicação, a fim de tornar os conteúdos de sites, redes sociais e eventos plenamente acessíveis às pessoas com deficiência. De forma prática, com informações técnicas e ilustrações, o guia ajuda na produção de conteúdo, eventos e atividades culturais inclusivas."
Trabalho, Direito de Todos: Inclusão Profissional de Pessoa com Deficiência
"O guia traz informações sobre a legislação trabalhista para pessoas com deficiência e profissionais de Recursos Humanos. Aborda temas como a Lei de Cotas, tipos de deficiência, percentual de empregados com deficiência para cada empresa, laudo médico e adaptação no posto de trabalho. Além disso, traz dicas sobre programas de estágio e empreendedorismo como forma de geração de trabalho e renda."
Desenho Universal e Acessibilidade na Cidade de São Paulo
"Esta publicação vem reunir o arcabouço legal relativo à acessibilidade, com as normas técnicas a serem aplicadas na cidade de São Paulo de maneira fácil e ilustrativa, sendo um instrumento importantíssimo no desenvolvimento de projetos. Foi elaborada pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), criada em 1996, para ser consultiva e deliberativa nas questões de acessibilidade em projetos e obras de urbanismo, edificações, comunicação e transporte, entre outros. Desde 2005 está vinculada à SMPED e é composta por representantes de diversas secretarias, órgãos municipais e sociedade civil. A CPA capacita arquitetos, engenheiros, gestores e informa a usuários seus direitos na promoção da acessibilidade."