Prefeitura decreta ponto facultativo no Carnaval, mas vacinação está mantida em SP
Medida suspende expediente na administração pública até 12h de quarta-feira (2). Saiba o funcionamento dos serviços na capital
São Paulo|Do R7, com informações da Agência Brasil
Apesar de a Prefeitura de São Paulo ter adiado os desfiles das escolas de samba para abril e proibido a folia nas ruas, foi decretado ponto facultativo de segunda-feira (28) até 12h da quarta-feira (2). Com isso, não haverá expediente na administração pública, mas serviços de saúde e a vacinação contra a Covid-19 estão mantidos.
O rodízio municipal de veículos está suspenso de segunda a quarta-feira e será retomado apenas na quinta-feira (3). No entanto, as demais restrições de circulação, como Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões e Fretados e Zona Azul, permanecem durante todo o período.
Leia também
Confira o que abre e fecha
Os serviços terão horário de funcionamento alterado por causa do feriado. Saiba o que abre e fecha na capital paulista:
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que, na segunda e terça-feira de Carnaval, não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira, o expediente começa às 12h, com encerramento no horário normal.
Ficam abertos os hospitais e prontos-socorros, AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24 horas, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Não funcionam de sábado até quarta as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Ceccos (Centros de Convivência e Cooperativa) e CERs (Centros Especializados em Reabilitação) e a Rede Municipal Especializada em infecções sexualmente transmissíveis ISTs/Aids.
Mas a vacinação contra a Covid-19 está mantida durante o fim de semana e feriados na capital paulista. Neste sábado (26), a imunização acontece nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h. Poderão se vacinar crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos.
No domingo (27), a vacinação será exclusivamente para adolescentes e adultos, das 8h às 16h, nas farmácias parceiras da avenida Paulista (nos números 2.371 e 266) e, das 8h às 17h, nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos (das 11h às 16h), da Independência e da Juventude.
Já na segunda (28) e terça-feira (1º), a vacinação será nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h. Na quarta-feira, as doses estarão disponíveis nas AMAs/UBSs Integradas das 8h às 19h. A partir do meio-dia, toda a rede volta a funcionar: UBSs até as 19h, e megapostos e drive-thrus até as 17h.
No transporte público, a circulação de ônibus no sábado, segunda e terça será equivalente à de um sábado, de acordo com a SPTrans. No domingo (27), a frota não terá alteração. Na quarta-feira (2) voltam a operar os 11.685 veículos.
No Metrô, no sábado, não haverá alteração, mas no domingo, a Linha 1-Azul fica paralisada até as 14h para testes no novo sistema de sinalização e controle de trens. Os passageiros poderão usar os ônibus do sistema Paese entre as estações Jabaquara e Tucuruvi.
Na segunda e terça-feira, não há previsão de mudanças no funcionamento das estações. As Linhas 1- Azul e 3- Vermelha, as mais movimentadas, terão intervalo médio entre trens de quatro minutos. Na quarta-feira, as estações abrem às 4h40. A exceção é a estação Jardim Colonial da Linha 15- Prata, o monotrilho.
Já na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na segunda, todas as linhas vão funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos médios programados como os de sábado. Na terça, os intervalos serão iguais aos de domingo. Já na quarta-feira, a operação será normal. Segundo a companhia, se houver necessidade, a frota poderá ser aumentada.