Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Prefeitura decreta ponto facultativo no Carnaval, mas vacinação está mantida em SP

Medida suspende expediente na administração pública até 12h de quarta-feira (2). Saiba o funcionamento dos serviços na capital

São Paulo|Do R7, com informações da Agência Brasil

Vacinação está mantida no feriado, mas prefeitura terá ponto facultativo no Carnaval em SP
Vacinação está mantida no feriado, mas prefeitura terá ponto facultativo no Carnaval em SP

Apesar de a Prefeitura de São Paulo ter adiado os desfiles das escolas de samba para abril e proibido a folia nas ruas, foi decretado ponto facultativo de segunda-feira (28) até 12h da quarta-feira (2). Com isso, não haverá expediente na administração pública, mas serviços de saúde e a vacinação contra a Covid-19 estão mantidos.

O rodízio municipal de veículos está suspenso de segunda a quarta-feira e será retomado apenas na quinta-feira (3). No entanto, as demais restrições de circulação, como Zona Máxima de Restrição à Circulação de Caminhões e Fretados e Zona Azul, permanecem durante todo o período.

Leia também

Confira o que abre e fecha

Os serviços terão horário de funcionamento alterado por causa do feriado. Saiba o que abre e fecha na capital paulista:

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) informou que, na segunda e terça-feira de Carnaval, não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira, o expediente começa às 12h, com encerramento no horário normal.


Ficam abertos os hospitais e prontos-socorros, AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24 horas, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Não funcionam de sábado até quarta as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Ceccos (Centros de Convivência e Cooperativa) e CERs (Centros Especializados em Reabilitação) e a Rede Municipal Especializada em infecções sexualmente transmissíveis ISTs/Aids.


Mas a vacinação contra a Covid-19 está mantida durante o fim de semana e feriados na capital paulista. Neste sábado (26), a imunização acontece nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h. Poderão se vacinar crianças de 5 a 11 anos, adolescentes e adultos.

No domingo (27), a vacinação será exclusivamente para adolescentes e adultos, das 8h às 16h, nas farmácias parceiras da avenida Paulista (nos números 2.371 e 266) e, das 8h às 17h, nos parques Buenos Aires, Severo Gomes, do Carmo, Villa-Lobos (das 11h às 16h), da Independência e da Juventude.


Já na segunda (28) e terça-feira (1º), a vacinação será nas AMAs/UBSs Integradas, das 8h às 19h. Na quarta-feira, as doses estarão disponíveis nas AMAs/UBSs Integradas das 8h às 19h. A partir do meio-dia, toda a rede volta a funcionar: UBSs até as 19h, e megapostos e drive-thrus até as 17h.

No transporte público, a circulação de ônibus no sábado, segunda e terça será equivalente à de um sábado, de acordo com a SPTrans. No domingo (27), a frota não terá alteração. Na quarta-feira (2) voltam a operar os 11.685 veículos.

No Metrô, no sábado, não haverá alteração, mas no domingo, a Linha 1-Azul fica paralisada até as 14h para testes no novo sistema de sinalização e controle de trens. Os passageiros poderão usar os ônibus do sistema Paese entre as estações Jabaquara e Tucuruvi.

Na segunda e terça-feira, não há previsão de mudanças no funcionamento das estações. As Linhas 1- Azul e 3- Vermelha, as mais movimentadas, terão intervalo médio entre trens de quatro minutos. Na quarta-feira, as estações abrem às 4h40. A exceção é a estação Jardim Colonial da Linha 15- Prata, o monotrilho.

Já na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), na segunda, todas as linhas vão funcionar das 4h à meia-noite, com intervalos médios programados como os de sábado. Na terça, os intervalos serão iguais aos de domingo. Já na quarta-feira, a operação será normal. Segundo a companhia, se houver necessidade, a frota poderá ser aumentada.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.