Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura demite coordenador de Igualdade Racial

A ex-secretaria virou coordenadoria no início da gestão Doria e agora será transformada em departamento

São Paulo|com Ingrid Alfaya, do R7

Eneas Santos foi demitido da coordenadoria de Igualdade racial
Eneas Santos foi demitido da coordenadoria de Igualdade racial Eneas Santos foi demitido da coordenadoria de Igualdade racial

A Secretaria de Direitos Humanos da cidade de São Paulo demitiu nesta terça-feira (6), o coordenador de Igualdade Racial, Eneas Santos, conforme divulgado pela coluna Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo. Eneas tinha assumido o cargo em outrubro de 2016.

A coordenadoria de Igualdade Racial já tinha perdido o status de secretaria, e passou a compor a pasta de municpal de Direitos Humanos, no começo da gestão Doria. O plano da prefeitura de São Paulo é transformar a coordenadoria em um departamento, reduzindo o quadro de 14 funcionários para 4.

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC)nega que haverá redução no quadro de funcionários. "Não houve qualquer perda ou diminuição das atribuições de nenhuma coordenação na transição para departamento. Essa, foi na prática, uma mudança apenas de nomenclatura", informara em nota.

O ex-secretário nacional de Direitos Humanos, José Gregori, disse que acredita que a mudança não deve trazer mudanças para a causa. "O fato do departamento fazer parte da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, que é consciente da importância da igualdade racial, me tranquiliza. Acredito que essa mudança não modifica a forma como essa comunidade dever ser tratada", destaca. 

Publicidade

No entanto, o ex-secretário afirma que se fosse prefeito optaria pela criação de uma secretaria especial "o Brasil trabalha com símbolos e é preciso que o símbolo seja do tamanho de sua importância".

Já para a ativista e pesquisadora, Joice Berth, essa mudança é minimizar a causa "é triste, acredito que falo não só por mim, mas também por muitos negros".

Publicidade

Ela ainda ressalta que a população negra da capital paulistana lutou muito para criar um canal de dialógo com a prefeitura. "Consolidar canais de dialógo com a prefeitura de São Paulo foi um grande passo. Genocídio, políticas para a juventude negra e problemas enfretados mulher negra são alguns temas. Quando houve a mudança de secretaria para coordenaoria esse canal enfraqueceu", afirma.

Sobre a exoneração do Coordenador de Igualdade Racial, Enéas Santos, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) afirmou "que a exoneração do chefe de departamento, Sr. Eneas Silvas dos Santos, foi realizada para que houvesse a substituição pela Sra. Mayra Belmonte Lanza". A pasta afirmou ainda que o Departamento de Igualdade Racial não ficará sem diretor, tampouco suas atividades serão paralisadas ou interrompidas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.