Na foto, secretário municipal de Cultura, Alexandre Youssef
Renato S. Cerqueira / Estadão Conteúdo / 30.04.2019O secretário municipal de Cultura, Alexandre Youssef, apresentou nesta terça-feira (30) propostas para que São Paulo volte a ser a 'capital da Cultura'. O plano da pasta possui dez ações para o biênio 2019/2020 e pretende integrar calendário, valorizar memória e fomentar a leitura, a difusão audiovisual e a promoção de fóruns internacionais.
Batizadas de Dez Movimentos Estratégicos, Youssef apresentou o plano ao lado do prefeito Bruno Covas (PSDB), no CCSP (Centro Cultural São Paulo).
Leia mais: Após polêmica, Doria promete não fazer cortes na Cultura
"Pretendemos impor a realidade absolutamente fundamental da cultura como nossa identidade, como nosso DNA. E isso não está sendo valorizado. Por isso, esse projeto pretende posicionar a cidade como capital cultural", disse Youssef.
O plano reúne desde a integração do calendário, passando pela valorização da memória, ocupação cultural da cidade, fomentos e pertencimento dos equipamentos públicos, até a difusão literária, fortalecimento do audiovisual, reencontro com os valores modernistas e o reconhecimento da potência cultural da cidade pelos fóruns internacionais.