São Paulo Prefeitura sanciona lei que proíbe canudo plástico em São Paulo

Prefeitura sanciona lei que proíbe canudo plástico em São Paulo

Medida será publicada no Diário Oficial nesta quarta-feira (26) e também será aplicada em clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais

  • São Paulo | Plínio Aguiar, do R7

Covas sanciona lei que proíbe canudo plástico em São Paulo

Covas sanciona lei que proíbe canudo plástico em São Paulo

Reprodução/Record TV

A Prefeitura de São Paulo sancionou, nesta terça-feira (25), a lei que proíbe o uso de canudos plásticos na cidade. Agora, o órgão tem 180 dias para regulamentar a lei.

A medida será publicada no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (26) e também será aplicada em clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie.

No lugar do material plástico, os estabelecimentos deverão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível, ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material.

Leia mais: Pesquisadores encontram 80 sacolas plásticas em estômago de baleia morta na Tailândia

“O compromisso ambiental é o compromisso ético da nossa geração com as gerações futuras. Pode parecer um pequeno passo, quando falos de canudos plástico, com tantos problemas que temos a enfrentar. Mas é um passo importante a ser dado ao lado de tantos outros que a cidade pretende dar”, disse Covas.

De autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), o PL prevê multa para aquele estabelecimento que descumprir a regra: a primeira autuação será em forma de advertência e intimação para cessar a irregularidade. Na segunda, multa de R$ 1.000 mais nova intimação. Na terceira, multa no dobro do valor e, assim, sucessivamente até a quinta autuação. Na sexta e última, multa de R$ 8.000 e fechamento do comércio.

Últimas