Logo R7.com
RecordPlus

Prefeitura suspende emissão de Bilhete Único Anônimo em SP

SPTrans alega que medida visa diminuir o número de fraudes que atingem o sistema de transportes da capital

São Paulo|Pedro Pannunzio, do R7*

  • Google News
Venda de Bilhete Único anônimo está suspensa na cidade de São Paulo
Venda de Bilhete Único anônimo está suspensa na cidade de São Paulo

O Bilhete Único anônimo – que não possui identificação do usuário – não vai mais ser vendido na cidade de São Paulo. A SPTrans alega que tomou essa decisão para reduzir o número de fraudes que atingem o sistema de transportes da capital.

A partir desta quinta-feira (7), o usuário que deseja adquirir o cartão deve apresentar um documento com foto e o número do CPF em algum dos postos de atendimento da SPTrans. Além disso, os bilhetes vão ser limitados a um por pessoa.


Para os turistas que visitam a cidade de São Paulo, o processo é o mesmo. Estrangeiros que desejam obter o cartão devem apresentar o passaporte.

No caso de perda, o usuário deve contatar a central de cancelamento da SPTrans pelo telefone 156. O saldo remanescente será restituído no novo cartão, mas uma taxa no valor de sete tarifas deve ser paga para a nova emissão.


Quem ainda possui o Bilhete Único anônimo, no entanto, pode continuar a utilizar o cartão normalmente.

No ano de 2017, foram registradas mais de 650 mil fraudes, das quais 450 mil eram em cartões de Bilhete Único anônimo, segundo a SPTrans. Neste ano, mais de mil pessoas já foram indiciadas pela Polícia. Em janeiro, cinco homens foram presos em uma operação contra as fraudes no cartãoDe um total de 57 milhões cartões emitidos pela SPTrans, dois terços dos bilhetes são anônimos.

*Estagiário do R7, com supervisão de Fabiola Perez

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.