Logo R7.com
RecordPlus

‘Preocupante e aquém do esperado’, diz especialista sobre volume do Cantareira

Reservatórios operam com apenas 44% da capacidade operacional após chuvas irregulares no verão e chegada do período seco

São Paulo|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Sistema Cantareira, crucial para abastecer a Grande São Paulo, está com apenas 44% de seu volume útil.
  • Esse é o pior nível em 10 anos, agravadado pelo início do período seco e chuvas irregulares.
  • Especialistas alertam sobre a necessidade de campanhas de racionalização do uso da água.
  • A distribuição irregular das chuvas nos últimos anos tem dificultado a recuperação dos reservatórios.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Sistema Cantareira, que abastece quase 50% da Grande São Paulo, terminou o verão com o pior patamar em 10 anos. Os reservatórios se recuperaram nas últimas semanas; entretanto, especialistas alertam que a situação pode se agravar, visto que o Brasil entrou no início do período mais seco do ano. Na segunda-feira (23), o nível dos reservatórios atingiu 44% do volume útil.

Em entrevista ao Jornal da Record News, Edson Grandisoli, biólogo e mestre em ecologia, afirma que o índice de volume útil está abaixo do esperado e reforça que os governantes precisam agir para promover campanhas de racionalização do uso da água.


Imagem de acervo: Sistema Cantareira em São Paulo
Especialistas alertam que a situação pode se agravar no Sistema Cantareira Reprodução/Record News

“É um número preocupante, sim, 44%. Um número aquém daquele que a gente esperaria para essa época de chuvas, e é muito importante que a população, os governantes, compreendam a importância da gente passar por esse período tendo campanhas de economia, estimulando que as pessoas façam uso racional da água”, diz.

Grandisoli também explica que, apesar de as fortes chuvas terem ocorrido em São Paulo nas últimas semanas, há uma distribuição irregular das precipitações no estado, o que contribui para o esvaziamento da reserva.


“A quantidade tem a ver com o quanto, como e onde: o quanto choveu, onde choveu e como choveu. A má distribuição das chuvas que tem ocorrido, que tem mudado nos últimos anos, não tem colaborado para a reposição dos nossos reservatórios e, principalmente, a Cantareira, que abastece, como vocês falaram, boa parte da região metropolitana de São Paulo”, afirma.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.