Logo R7.com
RecordPlus

Presença de drones provoca cancelamento de voos no Aeroporto de Guarulhos

Operações foram suspensas após drones serem avistados na rota de aeronaves na tarde de domingo (15)

São Paulo|Da Agência RECORD*

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Presença de aproximadamente oito drones provocou a suspensão temporária das operações no Aeroporto de Guarulhos.
  • Até as 18h10, 22 voos da Latam Airlines foram impactados pela paralisação das operações.
  • Polícia Militar e equipes do COE foram acionadas para garantir a segurança e restabelecer as operações.
  • GRU Airport destacou que o uso de drones nas proximidades do aeroporto representa um risco à segurança da aviação.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Movimento no Aeroporto de Guarulhos
PM foi acionada para averiguar caso no aeroporto Paulo Pinto/Agência Brasil

A presença de oito drones sobrevoando a rota de decolagem e aterrissagem de aeronaves levou à suspensão temporária das operações no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na tarde deste domingo (15). Segundo a Latam Airlines Brasil, até as 18h10, 22 voos da companhia com origem ou destino em Guarulhos foram impactados pela paralisação.

A Polícia Militar foi acionada pela Central de Controle do aeroporto por volta das 16h para averiguar a situação. De acordo com informações da sala de imprensa da PM, a ocorrência resultou na interrupção temporária das operações e no cancelamento de voos. Para restabelecer a segurança no local, equipes do COE (Comandos e Operações Especiais) e do Policiamento de Choque foram mobilizadas e utilizaram um bloqueador de sinal.


Em nota, a Latam informou que repudia e lamenta o ocorrido, destacando que a situação está fora do controle da companhia. A empresa reforçou que a segurança de passageiros e funcionários é prioridade e afirmou estar oferecendo toda a assistência necessária aos passageiros afetados, conforme determina a Resolução 400 da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Nota da GRU Airport

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da GRU Airport confirmou que o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, suspendeu os pousos e decolagens na tarde deste domingo (15) “devido à presença de drones nas proximidades do sítio aeroportuário”.


“As autoridades competentes foram acionadas imediatamente e, no momento, o aeroporto opera normalmente. A GRU Airport reforça que o uso de drones nas imediações do sítio aeroportuário coloca em risco a segurança da aviação e a integridade das pessoas”, completa a nota oficial.

Nota da Anac

Em nota, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que o Aeroporto Internacional de Guarulhos ficou fechado por três horas, por conta de voos de drones. “Como consequência, houve 32 voos alternados – direcionados para outros aeroportos – e 8 voos cancelados", informa o comunicado.


“A Anac reforça que o uso de drones em áreas próximas a sítios aeroportuários pode causar acidentes e impactar diretamente a operação de voos, inclusive com cancelamentos, prejudicando muitos viajantes. A Agência alerta ainda que a prática é proibida por lei e, por tanto, desrespeitá-la é crime. A Anac pede que a população redobre os cuidados nas áreas de aeroportos e não use esse tipo de equipamento, especialmente, no período do carnaval, quando há aumento de viagens aéreas no Brasil.”

*Com apuração de Ana Grandesso, estagiário da Agência RECORD, sob supervisão de Rodrigo Balbino, da Agência RECORD

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.