Presos fogem de centro de detenção na zona leste de São Paulo
De acordo com a Polícia Militar, houve um acionamento, por volta das 18h30 do domingo (5), para apoio para fuga de presos
São Paulo|Bianca Santos, da Agência Record
Um grupo de detentos fugiu do Centro de Detenção Provisória da Chácara Belém, localizado na Avenida Condessa Elisabeth de Robiano, 900, na zona leste de São Paulo, no início da noite deste domingo (5).
Leia mais: Diretores de presídios de SP fazem treinamento para uso de armas
De acordo com a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), 13 reeducandos da ala do semiaberto se evadiram da unidade. "Eles estavam fora das celas, no pátio da unidade, pois havia acabado o horário de visitas às 16h". Em seguida, os agentes realizavam contagem quando os presos pularam o alambrado. A Polícia Militar foi acionada e os demais presos foram trancados em suas celas.
A direção do CDP II de Chácara Belém afirmou que irá "aumentar o número de funcionários do posto e a altura do alambrado", além de colocar ofendículo no alto deste com o objetivio de inibir novas fugas.
Veja também: Morador de rua é queimado enquanto dormia na Mooca (SP)
"A SAP esclarece que as alas e unidades de regime semiaberto, obedecendo à legislação brasileira, não dispõem de vigilância armada e nem são cercadas por muralha. A permanência do preso, nesse regime, se caracteriza muito mais pelo senso de auto-disciplina e responsabilidade, do que propriamente por mecanismos de contenção contra evasão. Quando recapturados, regredirão de regime, voltando ao fechado", finaliza a nota.