Pró-Sangue orienta a doar antes de vacinação contra gripe ou covid-19
Doação de sangue sofre impacto nas épocas de vacinação por conta do intervalo de espera necessário após a imunização
São Paulo|Do R7
Após o início da campanha de vacinação contra a gripe influenza, nesta segunda feira (12), a fundação Pró-Sangue tem estimulado as pessoas a doarem sangue antes da imunização.
As campanhas de vacinação sempre têm um impacto na doação de sangue, segundo a fundação. O protocolo do Ministério da Saúde recomenda às pessoas aguardar 48 horas antes de doar.
Leia também
Vale lembrar que o Ministério da Saúde também atualizou os prazos de doação para quem tomou a vacina contra a covid-19. As pessoas vacinadas com a CoronaVac precisam esperar ao menos 48 horas. No caso da vacina de Oxford, o intervalo é de 7 dias.
Vacinação contra gripe
A campanha nacional da vacinação contra a gripe iniciada no dia 12 acontece em três etapas até o dia 9 de julho.
A primeira fase, que vai até dia 10 de maio, prioriza a vacinação em trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, além de mães de bebês com até 45 dias de vida.
O Ministério da Saúde orienta as pessoas do grupo prioritário para as duas vacinas que deem preferência à imunização contra covid-19. Além disso, é importante que respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.