São Paulo Prova do Enem altera trânsito em São Paulo neste domingo

Prova do Enem altera trânsito em São Paulo neste domingo

Avenida Paulista não será reservada ao tráfego de pedestres pela manhã para facilitar o deslocamento dos estudantes

  • São Paulo | Do R7

Av. Paulista não será destinada a pedestres pela manhã para facilitar o deslocamento dos estudantes

Av. Paulista não será destinada a pedestres pela manhã para facilitar o deslocamento dos estudantes

Rovena Rosa/Agência Brasil - 26.08.2021

A CET (Companhia de Engenharia e Tráfego) montou uma operação especial de trânsito neste domingo (21) devido à prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizada hoje. O objetivo da ação é monitorar os principais corredores da cidade e garantir as condições de segurança aos pedestres e fluidez no trânsito

As equipes da CET intensificam o monitoramento, agilizando a remoção de interferências, a fiscalização em áreas de embarque e desembarque, a orientação da travessia de pedestres e a operação de semáforos.

A avenida Paulista, que integra o Programa Ruas Abertas, não terá tráfego exlusivo de pedestres e ciclistas na manhã deste domingo até as 13h. A via permanecerá aberta ao fluxo de todos os veículos para facilitar o deslocamento dos estudantes que vão fazer as provas do Enem.

O motorista tem como alternativas para acessar a região a avenida Bernardino de Campos, rua Treze de Maio, rua Cincinato Braga, rua São Carlos do Pinhal, rua Antônio Carlos e rua da Consolação. No sentido Consolação-Paraíso, o motorista poderá utilizar a alameda Santos, rua Cubatão, rua Abílio Soares e avenida Bernardino de Campos.

Transporte público

A SPTrans informou, por meio de nota, que a frota programada para este domingo corresponderá a 100% de um domingo. Quem possui o Bilhete Único Estudante (gratuidade ou meia tarifa) pode utilizar até quatro ônibus, em um período de duas horas, pagando somente uma tarifa. Já quem tem o Bilhete Único com créditos comuns pode usar até quatro ônibus, em um período de oito horas durante os domingos e feriados, pagando somente uma passagem (desde que a última recarga tenha sido no mínimo de quatro tarifas).

Todas as linhas operadas pelo Metrô de SP funcionarão normalmente, e não estão programados testes nem atividades de manutenção das vias. As frotas serão semelhantes às utilizadas em outros fins de semana. Em razão do Enem, porém, trens reservas ficarão preparados para entrar em operação caso haja um aumento na demanda.

Logística do Enem


O Enem é o maior exame educacional brasileiro e envolve uma operação logística complexa. Cerca de meio milhão de pessoas chegam a ser envolvidas em todo o processo, que inclui elaboração das questões, montagem da prova, impressão, distribuição e armazenamento dos Cadernos de Questões, aplicação dos instrumentos, logística reversa, correção e divulgação dos resultados.


Na última sexta-feira (19), a distribuição começou para unidades de segurança locais, nos municípios onde haverá a aplicação do exame. As provas são entregues simultaneamente, em todo o Brasil.

A aplicação regular do Enem 2021 será em 21 e 28 de novembro. O Inep se preparou para atender os 3.109.762 inscritos confirmados. Desse total, 3.040.871 farão a versão impressa e 68.891, a versão digital.

Já nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022 haverá a prova para os 280.145 isentos em 2020 que tiveram uma segunda oportunidade de inscrição e a aplicação do Enem PPL, para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, com 54.226 inscritos.

Na mesma data, haverá a reaplicação do exame para participantes afetados por problemas logísticos durante a realização das provas ou acometidos por uma das doenças infectocontagiosas listadas em edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia de aplicação das provas. O total definitivo de participantes da segunda aplicação só será conhecido ao término da aplicação regular, com a análise de cada solicitação de reaplicação.

Últimas