Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Qualidade do ar piora em SP no feriado; confira efeitos na saúde

Pessoas com doenças cardíacas e pulmonares devem reduzir o esforço físico pesado ao ar livre, de acordo com a Cetesb

São Paulo|Do R7

Tempo seco pode afetar saúde dos cidadãos de São Paulo, de acordo com a Cetesb
Tempo seco pode afetar saúde dos cidadãos de São Paulo, de acordo com a Cetesb Tempo seco pode afetar saúde dos cidadãos de São Paulo, de acordo com a Cetesb

A tarde do feriado de Tiradentes, na quinta-feira (21), foi uma das mais secas do ano até agora no estado de São Paulo, segundo o Climatempo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 26% de umidade no ar na estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital, e esse resultado pode impactar a saúde dos cidadãos.

Leia também

Esse valor foi o terceiro mais baixo de 2022, até agora. A menor umidade relativa do ano, 21%, ocorreu em 26 de fevereiro. O grande número de horas de sol estimulou a formação de ozônio, que afeta a saúde dos paulistas.

De acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), essa condição climática pode causar tosse seca e cansaço. Pessoas com doenças cardíacas e pulmonares devem reduzir o esforço físico pesado ao ar livre.

Ainda segundo avaliação da Cetesb, às 18h de quinta-feira, a cidade de São Paulo tinha 12 postos de monitoramento com qualidade do ar moderada e três com boa qualidade. Em todas as estações moderadas, o problema foi o aumento da concentração de ozônio. Na quarta-feira (20), São Paulo teve qualidade do ar moderada em três locais de medição e 14 com boa qualidade do ar.

Publicidade

No interior do estado, o aumento da concentração de ozônio foi observado em Americana, Campinas/Taquaral e Paulínia/Santa Terezinha.

Confira as cinco capitais mais secas nesta sexta-feira (22)

Goiânia: 23%

Publicidade

São Paulo: 26%

Belo Horizonte/Cercadinho: 28%

Publicidade

Cuiabá: 30%

Brasília: 33%

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.