Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Quatro anos após grande seca, Itu está à beira de novo rodízio

Sem precipitações significativas há 113 dias - nesta segunda-feira (30) só caiu um chuvisco na cidade, que molhou o asfalto

São Paulo|Do R7

Itu sofreu com desabastecimento em 2014
Itu sofreu com desabastecimento em 2014

Quatro anos após se tornar símbolo da grande estiagem que afetou o Estado de São Paulo em 2014, Itu está à beira de um novo racionamento. Sem precipitações significativas há 113 dias - nesta segunda-feira (30) só caiu um chuvisco na cidade, que molhou o asfalto -, os sete mananciais que abastecem a cidade estão com média de 60% da capacidade. O município não é abastecida pelo Cantareira, mas por outros mananciais.

Com a perspectiva de a seca continuar, a prefeitura avisa que, se não houver redução de 30% no consumo, o racionamento poderá ser adotado a qualquer momento. No bairro Cidade Nova, os moradores já reclamam das torneiras secas e voltaram a fazer estoques de água nas casas. "Quando falta na torneira, eu uso a água de tambores", contou a ajudante geral Lilian Aparecida do Nascimento, de 37 anos.

Lavar calçada com água potável irá render multa de R$ 250 em SP

Segundo a Companhia Ituana de Saneamento, a campanha lançada em março para diminuir o consumo ainda não atingiu a redução de 30%. Na região central, a queda foi de só 11%. A companhia ainda espera elevar a captação de água e informa ter reativado poços em desuso.


Ao menos três cidades do interior paulista já adotaram o racionamento para enfrentar a crise hídrica: Rio das Pedras (onde a interrupção do fornecimento das 9 às 16 horas começou ontem); Santa Cruz das Palmeiras; e Tambaú (que proibiu lavar calçadas e carros, sob pena de multa de R$ 771).

Sistema Cantareira entra em 'estado de alerta' com pior julho desde 2015


Rios

Sem uma grande precipitação há mais de 90 dias, rios importantes do interior de São Paulo também estão quase secos. Em Salto, por exemplo, o Rio Tietê praticamente desapareceu entre as pedras no Complexo da Cachoeira, região central da cidade. A poluição concentrada na pouca água produz espuma e o mau cheiro afugenta os visitantes.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.