Ricardo Nunes destaca eficiência do Smart Sampa em visita à RECORD
Prefeito de São Paulo afirmou que sistema de câmeras inteligentes já ajudou a prender 2.000 pessoas e recuperar quase 500 veículos
São Paulo|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), visitou nesta terça-feira (7) a sede da RECORD, na capital paulista, onde se reuniu com diretores da emissora para apresentar resultados de programas e projetos da gestão municipal. Um dos principais temas abordados foi o Smart Sampa, sistema de monitoramento com inteligência artificial implantado pela prefeitura para reforçar a segurança pública na cidade.
Segundo Nunes, em pouco mais de dez meses, o Smart Sampa já contribuiu para a prisão de ao menos 2.000 pessoas e a recuperação de quase 500 veículos roubados ou furtados.
Atualmente, o sistema conta com 40 mil câmeras instaladas, e a meta da administração é alcançar 200 mil equipamentos.
Nunes destacou que a tecnologia tem papel importante no combate ao crime e tira a sensação de impunidade dos criminosos.
Durante o encontro, o prefeito também falou sobre a assinatura de um convênio com a Polícia Federal, que passará a utilizar o sistema em investigações, especialmente em casos de tráfico internacional de drogas.
População em situação de rua
Outro tema discutido foi a situação da população em situação de rua. Nunes lembrou que o último censo, realizado em 2021, apontou 31.880 pessoas vivendo nas ruas da cidade. Desde então, a prefeitura ampliou o número de vagas de acolhimento — hoje são 21 mil pessoas atendidas nos centros, incluindo famílias, idosos e crianças.
Ele ressaltou ainda que as ações de assistência estão ligadas à geração de emprego e renda, bem como mencionou que São Paulo tem atualmente a menor taxa de desemprego da série histórica, de 5,4%, além de ter atraído 84 mil novas empresas nos últimos anos.
O prefeito também falou sobre a lei que autoriza o leilão ou a venda de áreas públicas sem função. Segundo ele, a proposta surgiu após uma empresa oferecer R$ 25 milhões por uma viela sem uso, cercada por imóveis próprios. Nunes garantiu que todas as propostas passam por análise técnica criteriosa.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














